quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Calor e frio para reduzir a dor em articulações

Não há uma regra geral quando o assunto é decidir se calor, frio ou uma combinação dos dois vai trazer os melhores resultados. Experimente o calor e o frio para ver qual o ajuda mais.

O calor alivia a dor principalmente ao relaxar os músculos e articulações e diminuir a tensão. Mas há casos em que o calor pode piorar a situação de uma articulação que já está "quente" devido à inflamação, como é o caso da artrite reumatóide. Por outro lado, a osteoartrite causa pouca inflamação e pode reagir bem à aplicação de calor. Se descobrir que sua compressa quente esfria muito rápido, uma alternativa pode ser experimentar métodos que ofereçam um fluxo de calor mais constante. Um cobertor elétrico ou uma almofada elétrica também podem fornecer um calor seco constante. Já um chuveiro, banheira ou piscina quente podem lhe dar um fluxo de calor úmido. Também é possível comprar em muitas farmácias e lojas de variedades, um produto que consiste em uma bolsa macia de pano (costuma vir em formatos cilíndricos) cheia de grãos naturais que, ao ser aquecida no microondas e colocada sobre a área dolorida, a aquece e umedece. Usar algum método de aquecimento que relaxe os músculos antes de se exercitar pode ajudar a melhorar o seu desempenho.

O frio normalmente é usado para reduzir a dor em articulações específicas e pode ser útil caso você tenha gota. No entanto, a aplicação de frio não deve ser feita caso você tenha vasculite (inflamação dos vasos sangüíneos) ou Fenômeno de Raynaud (uma doença caracterizada por espasmos das artérias nos dedos dos pés e das mãos que pode ocorrer junto com a artrite reumatóide) sem a aprovação de um médico. Há muitas maneiras de fazer aplicações frias: você pode usar um saco plástico cheio de gelo esmagado, um pacote de ervilhas congeladas ou um pacote de gelo azul, por exemplo. Aplique o pacote apenas sobre uma ou duas articulações de cada vez para não perder temperatura corporal e mantenha um pedaço fino de pano entre o pacote gelado e a pele para impedir queimaduras de frio.

Pode ser que alternar calor e frio funcione melhor para você. Para obter os melhores resultados, a Arthritis Foundation recomenda um banho de contraste: mergulhe as mãos e pés em água quente (não mais do que 43ºC) por cerca de três minutos e então coloque-os em água fria (por volta de 18ºC) por um minuto. Repita o processo três vezes e finalize com imersão em água quente.

0 comentários:

Design konnio.com