quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Derrame, doença cardíaca e fibrilação atrial

A fibrilação atrial é um termo que define o local e a natureza de um tipo específico de arritmia. A alteração do ritmo origina-se nos átrios. Na fibrilação atrial, o ritmo cardíaco é desorganizado e o ritmo nos átrios aumenta para 300 a 600 batimentos por minuto, equivalendo a seis vezes mais que a freqüência cardíaca normal.
Se não for tratada, o batimento rápido e desorganizado da fibrilação atrial pode enfraquecer o músculo cardíaco. Ao longo do tempo, o coração se dilata, fica com as paredes mais finas e apresenta maior dificuldade de contração e bombeamento adequados do sangue.

Esta condição, conhecida como insuficiência cardíaca, é uma causa potencial de morte. As pessoas com fibrilação atrial também apresentam maior risco de derrame. Como as câmaras do coração não são esvaziadas eficientemente, o sangue pode se acumular e, às vezes, coagular-se. Se um coágulo nos átrios se rompe, ele pode percorrer as artérias até o cérebro, causando um derrame. Em torno de 15% dos 700 mil derrames que ocorrem nos Estados Unidos a cada ano, aproximadamente 105 mil, ocorrem em pessoas com fibrilação atrial.

A fibrilação atrial está associada à hipertensão arterial, aterosclerose, insuficiência cardíaca, doença coronariana e outros tipos de doenças cardíacas, como doença das válvulas, pericardite (inflamação do pericárdio, membrana que envolve o coração), defeitos congênitos do coração e as doenças pulmonares crônicas. Ela também pode ser causada por fatores não relacionados ao coração, como diabetes e hipertireoidismo, medicamentos, dieta, estresse e toxinas ambientais. Apesar de muitos fatores de risco da fibrilação atrial poderem ser controlados por mudanças no estilo de vida, a idade chega para todos, apesar dos esforços para adiar seus efeitos. Se tiver 50 anos ou menos, seu risco de ter fibrilação atrial é um em cada 100 pessoas, mas aos 80 anos, esse risco aumenta em 10 vezes para uma em cada cem pessoas.

0 comentários:

Design konnio.com