quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Dicas para lidar com cinetose

Se você sofre dessa doença, fará qualquer coisa para se livrar dessa sensação, certo? Bem, seguem algumas sugestões que podem funcionar.



Se possível, sente-se em um local
com uma superfície macia


Escolha o local correto: se possível, sente-se em um local com uma superfície macia, em que o movimento é pouco notado em um primeiro momento. Ao fazer uma reserva em um avião, solicite um assento no corredor em cima de uma das asas. Em um trem, opte por um dos primeiros vagões. Sente no banco dianteiro de um carro. Em um navio, solicite uma cabine de frente para o centro do navio.

Evite ficar em pé: a última coisa de que você precisa enquanto tenta manter seu estômago "tranqüilo" é ficar se sacudindo de um lado para outro durante a viagem.

Olhe para a frente: escolha um assento que fique de frente para a direção na qual você está viajando, para que você veja o que o seu corpo irá sentir.

Diminua os movimentos da sua cabeça: tente evitar movimentos repentinos com a sua cabeça, pois isso pode agravar a doença.

Levante-se: na medida em que se sentir mal no barco, fique no convés o máximo possível para que seus olhos possam confirmar o que o seu corpo está sentindo.

Olhe para o horizonte: não sonhe acordado, mas foque em um ponto fixo longe do barco, do avião ou do carro. Se não houver uma árvore, um galpão ou outro objeto específico para que você faça isso, olhe para o horizonte, onde o céu encontra a terra (ou a água). Novamente, isso fará com que seus olhos vejam que você está se movimentando - para que corresponda ao movimento que seu corpo sente - sem que você se sinta zonzo. O modo como você vê os postes de rua ou marcadores de quilometragem ajuda você sentir que está se movimentando.

Deixe seus livros em casa: se você ler no carro, seus olhos ficarão fixos em um único objeto, mas seu corpo estará em movimento - novamente, a contradição sensorial. Concentre-se na estrada à sua frente ou em um objeto distante para que todos os seus sentidos possam confirmar que você está em movimento.

Dirija: os motoristas ficam tão ocupados com a estradas que apresentam menor probabilidade de apresentar qualquer um dos sintomas anteriores.

Coma pouco ou nem coma! Às vezes, a alimentação ajuda; outras não. Experimente para ver o que funciona melhor para você. Aproximadamente uma hora antes de sair, coma algumas bolachas, um pedaço de pão ou uma torrada. Se você se sentir pior, não coma da próxima vez - mantenha seu estômago calmo e vazio, caso você comece a sentir náusea.

Evite comidas e odores fortes: o cheiro de comidas apimentadas ou de banha e de odores fortes pode causar enjôo antes ou durante uma viagem. Sendo assim, não pare na lanchonete da estrada.

Diga não ao álcool: evite bebidas alcoólicas antes e durante uma viagem. A bebida pode piorar a cinetose.

Mantenha-se calmo e tranqüilo: às vezes, simplesmente pensar em ficar doente faz com que você adoeça. O mesmo conselho se aplica a alguém que esteja ansioso em relação a algo que esteja prestes a fazer, como voar de avião ou fazer uma viagem de barco. Tente ficar o mais calmo e relaxado possível. Respire fundo algumas vezes e diga a você mesmo que não irá se sentir mal.

Experimente medicamentos de venda livre: anti-histamínicos devem ser administrados pelo menos uma hora antes da viagem para máxima eficácia. Sempre verifique os avisos nas bulas e os possíveis efeitos colaterais, como náuseas ou visão borrada, e tome as precauções necessárias, como, por exemplo, não dirigir.

Fique longe de quem estiver doente: o poder da sugestão é muito forte, principalmente se você tiver uma tendência a "captar" um pouco disso. Por mais duro que possa parecer, deixe alguém mais "forte" cuidar do doente; você deve olhar para o horizonte ou para outro ponto que estiver distante.

Seja em um avião, trem ou carro, a cinetose pode afetar aqueles que são suscetíveis a ela. Siga as dicas destacadas neste artigo para ajudá-lo a se livrar da sensação de enjôo antes que ela aconteça.


Corrija o problema
Outra opção para evitar essa doença é utilizar o emplastro transdermal para ser colocado sobre a pele. Disponível com uma receita do seu médico, o emplastro se adere à pele atrás da orelha, no pescoço ou na testa e libera pequenas quantidades de escopolamina, um medicamento que previne e trata a cinetose. No entanto, para que seja eficaz, utilize corretamente o emplastro. Se eles forem prescritos, o primeiro deles deve ser aplicado pelo menos 12 horas antes do embarque. Siga atentamente às instruções de uso. Além disso, não o distribua a outras pessoas. Crianças e idosos, em particular, tendem a ser mais sensíveis a essa medicação e não devem utilizá-la sem prescrição médica. As crianças, por exemplo, podem ficar hiperativas após o uso do emplastro. Em idosos, os problemas podem ser ainda mais grave.

0 comentários:

Design konnio.com