terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como funciona a microdermobrasão

A microdermobrasão é uma das mais recentes técnicas de tratamento para a pele que veio de Hollywood para o público em geral. Nas propagandas ela está sendo chamada de "plástica facial instantânea, uma alternativa eficaz aos procedimentos mais caros e invasivos como cirurgia plástica, "peelings" químicos e injeções de Botox. Recentemente, cada vez mais homens vêm experimentando esse procedimento, em vez de procurar cirurgias plásticas.

Então, o que exatamente é a microdermobrasão, o que ela promete fazer e que efeito ela realmente tem em seu rosto? É necessário um médico ou é algo que se pode fazer sozinho? Neste artigo, vamos examinar a ciência por trás da microdermobrasão, ver como é esse tratamento e descobrir o que ele faz com sua pele.


O básico
A microdermobrasão é um termo geral para a aplicação de grãos minúsculos e ásperos, buscando remover a camada mais superficial da pele. Muitos produtos e tratamentos diferentes utilizam esse método, incluindo procedimentos médicos, tratamentos em salões de beleza, além de cremes e esfoliantes que você pode aplicar em si mesmo em sua casa. Costuma ser feita no rosto, peito, pescoço, braços ou mãos. Antes de podermos entender como a microdermobrasão faz o que faz, é importante entender como funciona a pele.

Sua pele é feita de duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais próxima à parte exterior de seu corpo. É uma mistura de células da pele morta sobre outra camada de células em processo de maturação. A camada superior é chamada de estrato córneo. O estrato córneo age mais como uma barreira entre o mundo exterior e as camadas inferiores da pele. Ele evita que nada além das moléculas menores fuja.


A o passar loções ou cremes em sua pele, uma parte da umidade passa pelo estrato córneo, mas não tudo. Essa camada é o local onde ficam várias imperfeições da pele, como finas linhas de rugas e manchas.

Tudo o que acontece na microdermobrasão ocorre no nível do estrato córneo. Já que ela somente visa atingir a epiderme (em vez da derme), é mais preciso chamá-la de micro-epi-dermobrasão. Afetar as camadas mais profundas da pele seria doloroso e perigoso, e correríamos o risco de que os pequenos grãos ficassem presos na pele permanentemente.

0 comentários:

Design konnio.com