quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Animais de estimação e as alergias: fatos e mitos

Manter ou se desfazer de um animal de estimação
Uma das piores descobertas que os donos de animais de estimação podem fazer é que são (ou um membro da família é) alérgicos ao animal, especialmente depois de um forte laço emocional ter se formado. Se alguém na casa desenvolveu uma alergia por um querido animal de estimação, você deve tomar uma decisão de cortar o coração sobre manter ou não o animal.

Antes de tomar qualquer decisão, primeiro confirme a alergia por meio de testes. Se der positivo, a maioria dos alergistas vai recomendar que o animal que causa a alergia seja retirado da casa para evitar a possível progressão dos sintomas e diminuir a quantidade de medicamentos de que o alérgico precisa. Uma vez que você receber os resultados e ouvir as recomendações do médico, vai ter de decidir o que fazer.

Gatos sem alérgenos
O mundo da manipulação genética agora também tem animais de estimação. Os pesquisadores da empresa americana de biotecnologia Animais de Estimação Transgênicos estão buscando caminhos para criar um gato sem alérgenos. Por meio da engenharia genética, os pesquisadores tornaram inativo o gene responsável pela criação de secreções protéicas às quais os humanos são alérgicos. Ainda não há notícias sobre quando os felinos geneticamente modificados vão aparecer, custando de US$ 700 a US$ 1 mil cada gato. Críticos questionam a ética e os efeitos para a saúde a longo prazo de adaptar a composição do gato apenas para adequá-lo à necessidade dos alérgicos.


A decisão: ficar

Os alergistas em geral estão certos quando recomendam retirar o animal de casa. Mas fazer isso, para muitos, é como perder um membro da família. Algumas pessoas, compreensivelmente, não querem desistir de seus animais. Em vez disso, elas escolhem viver com ele, modificando seu comportamento e mantendo a casa livre dos flocos de pele morta o máximo possível. Se esse é o caminho que você decidiu tomar, considere as sugestões a seguir:

Dê banho e escove os cães e gatos uma vez por semana. Peça a um membro não alérgico da família que escove o animal de estimação diariamente, no quintal.
Deixe o quarto e a cama do alérgico bem longe do animal. Mas saiba que, mesmo restringindo o território dele, o território dos alérgenos não é restrito. Os alérgenos se espalham em uma grande área com a ajuda do sistema de aquecimento e do ar-condicionado, e ainda pegam carona nas roupas das pessoas. Filtros de ar altamente eficientes devem ser usados nos sistemas de aquecimento e de ar-condicionado, se a casa tiver sistema forçado de ar, e devem também passar por manutenção a cada 2 ou 3 meses para ajudar a remover os flocos de pele morta, evitando sua distribuição.
Se a cama do animal é lavável, lave-a uma vez por semana em água quente. Lembre-se: os mitos de sujeira não discriminam no tocante aos flocos de pele morta.
Considere deixar os animais do lado de fora da casa. Essa pode ser uma boa opção para os alérgicos; na maioria dos casos, entretanto, não é uma boa opção para seu animal, que provavelmente vai ficar mais feliz e saudável na casa de outra família. Use seu bom senso quando decidir o destino de um animal. Ele gosta de ficar no quintal? Ele tem um espaço adequado para correr e brincar? O ambiente é muito frio no inverno ou muito quente no verão? Ele está protegido dos fenômenos atmosféricos? Ele está acostumado à atenção constante da família? Ele incomoda os vizinhos com os latidos?
Não deixe que os alérgicos da família abracem, beijem ou acariciem os animais. Se um lapso momentâneo de afeto acontecer, certifique-se de lavar as mãos após o contato.
Se possível, use um limpador de ar central pelo menos 4 horas por dia. Esses limpadores podem ajudar a remover grandes quantidades de alérgenos dos animais da casa.
Passe o aspirador de pó diariamente nos tapetes. Limpe os móveis com pano úmido para retirar o pó, duas vezes por semana. Mantenha todas as suas atividades antialergia habituais.
Coloque a caixa de areia em uma área isolada da casa, onde não atrapalhe a circulação. Você não quer que os alérgenos circulem e que o odor da caixa se espalhe por toda a casa. Os alérgicos não devem limpar a caixa de areia. Se eles tiverem de fazer isso, precisarão usar máscara e luvas.
Adeus ao Totó

Se você decidir tomar esse caminho, não espere um alívio instantâneo dos sintomas da alergia e da asma. Leva em média 20 semanas, além de um trabalho árduo e diário de aspirar o pó, espanar os móveis e lavar também os tapetes para reduzir os níveis de alérgenos até os das casas em que não há animais. Enquanto as pessoas com alergia suave a moderada podem, em alguns casos, manter seus animais de estimação seguindo as recomendações acima, aqueles com alergias graves e/ou asma ou que sofrem de reações que colocam a vida em risco podem precisar se desfazer deles. Dizer adeus ao animal querido nunca é fácil, especialmente para as crianças. Mas há como facilitar as coisas. Tente as sugestões a seguir para amenizar o trauma emocional.

Comece com uma sessão de preparação, na qual os membros da família apresentam suas idéias e opções para dar o animal. Quando as crianças ajudam a encontrar um novo lar para seu companheiro, elas lidam melhor com a perda.

Ajuda para a
criança não alérgica
Geralmente a criança não alérgica fica ressentida com o fato de umas fungadas do irmão o impedirem de ter um animal. Uma maneira de curar o coração partido é a criança não alérgica ser voluntária (se tiver idade suficiente) em um abrigo para animais. Assegure-se de que ela tenha uma roupa separada para o trabalho voluntário (e que ela se troque na entrada e na saída, antes de entrar no carro), já que os flocos de pele morta são facilmente transportados pelo tecido.

Divulgue para a família, amigos e colegas de trabalho a necessidade de conseguir um novo lar para seu animal de estimação. Apenas certifique-se de que eles saibam da razão médica para que quem o adote não pense que você está apenas tentando se livrar de um animal com problemas de temperamento ou que rói tapetes. Se você não tiver sucesso com seus contatos pessoais, anuncie seu animal nas seções de animais de estimação dos jornais. Novamente, certifique-se de mencionar no anúncio que está doando o animal por razões médicas e investigue muito bem os interessados, para que você possa encontrar um novo e bom lar para seu animal. O quadro de avisos da mercearia do bairro é outro bom lugar para anunciar. Coloque anúncios com fotos de seu animal de estimação e descrição de sua personalidade.

Se os anúncios do jornal e da mercearia não tiverem sucesso em produzir um lar satisfatório, é hora de ser criativo. Tente levar seu cão a um parque popular, juntamente com uma placa descrevendo sua situação. Vá de porta em porta com uma foto de seu gato ou aborde o proprietário de um pet shop para tentar vender seu bichinho.

Enviar um animal para um abrigo é a última opção, quando tudo o mais não tiver dado certo e a saúde de sua família estiver ameaçada. Viver em um abrigo é muito traumático para um animal acostumado em uma casa, e os animais mais velhos provavelmente não serão adotados. Existem alguns bons abrigos - que não matam os animais - que são uma alternativa aos abrigos municipais, mas eles têm recursos financeiros limitados e seu animal ficaria muito melhor em um ambiente familiar.
Lidar com a demanda para um animal

Mesmo quando há um alérgico na casa, há membros da família (especialmente crianças) que acreditam que o mundo vai acabar se eles não tiverem um animal de estimação. Pedidos insistentes podem ser uma fonte de irritação para os pais, e eles acabam cedendo. Se um animal é necessário para manter a sanidade dos pais (ou por outras razões), lembre-se de que os alérgenos de animais são proteínas encontradas nos flocos de pele morta, bem como na saliva e urina de cães e gatos. Encontre um animal sem pêlo ou um que não produza excreções que causem alergia. Deixe que saibam que o bonitinho e afagável não se encaixa nessa categoria.

Peixes tropicais são animais de estimação ideais para os alérgicos, contanto que o aquário não deixe umidade no ambiente e que não crie mofo pelos cantos. Pegar um bonito peixe tropical pode ser uma divertida atividade em família e ajudar as crianças a superarem a falta do bichinho de quatro patas. Para os adultos, um pequeno lago de carpas ornamentais pode ser um bom investimento, pois todos gostam de observar esses peixes brilhantes e coloridos. Algumas carpas são mansas o suficiente para serem domesticadas, também. Os caranguejos ermitões são animais de estimação incomuns, e geralmente de manutenção barata. Cobras, tartarugas, salamandras e lagartos também são opções, mas alguns desses animais requerem muita manutenção. Muitos precisam de ambientes úmidos, podendo causar alergias devido ao mofo e a ácaros de pó. Alguns podem não ser apropriados em razão de outros fatos, saudáveis e não saudáveis. Investigue todas essas possibilidades antes de escolher um animal, e assegure-se de que nenhum membro da família terá qualquer tipo de reação.

Lidar com as alergias de animais de estimação pode ser um caos na família. Primeiro, você precisa saber o grau da alergia do membro da família. Então, é hora de tomar uma decisão difícil. Qualquer que seja sua decisão, você pode seguir estas sugestões para minimizar esse rompimento em sua vida.

0 comentários:

Design konnio.com