quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os mais doentes dos doentes

O U.S. Food and Drug Administration (em inglês) - FDA - permitiu que a Abiomed fizesse 15 implantes como parte de uma experiência clínica. Doze das 15 cirurgias propostas foram realizadas. Essas cirurgias aconteceram nos centros médicos em Houston, Los Angeles, Boston e Filadélfia. O FDA está analisando os resultados desses transplantes, caso a caso, para determinar o futuro do dispositivo AbioCor. Se o dispositivo, que custa de US$ 70,000 a US$ 100,000 , for bem-sucedido, ou seja, se ficar provado que ele pode prolongar a vida de um paciente sem complicações, ele poderá ser aprovado para uso em mais centros de cardiologia nos Estados Unidos. Na verdade, várias agências de notícias dizem que a Abiomed buscará aprovação do U.S. Food and Drug Administration este ano para vender o coração AbioCor. O dispositivoserá usado para tratar pacientes com insuficiência cardíaca terminal sob o que é conhecido como "isenção humanitária para dispositivos".
Laman Gray disse que os primeiros candidatos para o coração serão "os mais doentes dos doentes". O FDA e executivos da Abiomed definiram alguns parâmetros para determinar quem poderia ser um dos primeiros beneficiados com o coração artificial. O paciente precisa ter o seguinte perfil:

ser portador de insuficiência cardíaca terminal
ter expectativa de vida inferior a 30 dias
não ser candidato ao transplante de coração humano
não ter nenhuma outra opção viável de tratamento
Outra exigência é que o dispositivo, do tamanho de uma laranja, caiba no tórax do paciente. Para determinar se o tamanho do dispositivo é adequado, o paciente precisa se submeter a uma tomografia e raio-X do tórax. Depois, usando-se um programa de projeto computadorizado (CAD), remove-se o coração natural e coloca-se o coração AbioCor virtualmente no tórax do paciente. Se o programa de computador mostrar que o dispositivo cabe, os médicos podem continuar com a operação para implantar o coração artificial.





Durante quase dois meses depois da cirurgia, autoridades do hospital e da AbioMed mantiveram o nome do primeiro beneficiado em segredo. Porém, em 21 de agosto de 2001, revelou-se que Robert Tools, morador do estado de Kentucky e ex-empregado da companhia telefônica, era o paciente que entrou para a história. Embora Tools tenha enfrentado uma infecção e necessitado de um ventilador depois da cirurgia, os médicos disseram que o coração mecânico continuou a funcionar sem problemas.

Eis o que se sabia sobre Tools antes da cirurgia:

era portador de insuficiência cardíaca de classe IV
era portador de insuficiência biventricular grave
não foi aceito por um centro de transplante de coração
ele já fora submetido a cirurgia de revascularização miocárdica
ele teve vários infartos
era diabético

Atualmente, há entre 2 e 3 milhões de americanos com insuficiência cardíaca, e 400 mil novos casos são diagnosticados anualmente. A insuficiência cardíaca causa 39 mil óbitos por ano, segundo o National Heart, Lung, and Blood Institute (em inglês) - NHLBI. A maioria das pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca tem expectativa de vida de cinco anos, e precisa de um transplante de coração para prolongar a vida.

Só nos Estados Unidos, foram feitos 2.143 transplantes em 2003. Contudo, milhares de candidatos potenciais morrem anualmente à espera de um transplante de coração. Os médicos ainda incentivam a população a doar órgãos, mas o AbioCor pode salvar muitos daqueles que não têm a opção de um transplante natural ou não podem esperar pela disponibilidade de um doador.

0 comentários:

Design konnio.com