terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dermatite irritante de contato

Algumas substâncias são tão agressivas que o contato freqüente ou a exposição prolongada podem resultar em uma urticária conhecida como dermatite irritante de contato. Normalmente, os produtos usados em casa podem não ser tão inofensivos para sua pele. Sabonetes, sabões, detergentes, limpadores de forno, desinfetantes de banheiro e muitos outros produtos podem irritar e remover a camada protetora da pele.

Qual é a diferença entre dermatite irritante e dermatite alérgica de contato? O sabonete, por exemplo, pode causar qualquer uma das duas. A dermatite alérgica de contato ocorre somente em pessoas que têm um sistema imunológico hipersensível que reage com os ingredientes do sabonete como se eles fossem perigosos ao organismo. Já a dermatite irritante de contato acontece quando a pele entra em contato com uma substância que é perigosa e que, na verdade, causa danos à pele, especialmente quando o contato é prolongado ou freqüente, mas nesse caso o sistema imunológico não é envolvido.

Por outro lado, tanto a dermatite irritante quanto a dermatite alérgica causam coceira, urticária e inflamação apenas nas áreas da pele que, de fato, entraram em contato com a substância agressora, de maneira que, normalmente, a localização da lesão ajuda a descobrir a causa. Então, fazer uma lista como aquela descrita para a dermatite alérgica de contato pode ser útil para identificar a causa da dermatite irritante de contato.

Se você suspeita que algum produto irritante causou vermelhidão, coceira ou bolhas, evite exposição ao agente irritante. Até que você consiga fazer isso, a urticária vai continuar.

Se o problema é a exposição a algum produto usado em casa e são as suas mãos que sofrem, use luvas de vinil, que não causam reações alérgicas (ao invés de luvas borracha ou látex), quando entrar em contato com o produto. Usar um forro de algodão com as luvas ajuda a evitar que a transpiração irrite ainda mais a sua pele, apesar de ser uma combinação volumosa. Além disso, veja os remédios discutidos no tópico dermatite atópica, pois eles também podem ajudar a evitar as substâncias que irritam a sua pele.

0 comentários:

Design konnio.com