quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Iniciando o processo de cessação do fumo

As perguntas que o tabagista deve fazer para si são:

1- Qual o lugar e a importância do cigarro hoje na minha vida?
2- Qual o lugar que desejo para o cigarro no meu futuro?

Muitas vezes chegar a essa resposta exige uma grande reflexão e de preferência muita sinceridade.




Alguns fumantes dizem que não imaginam suas vidas sem o cigarro, não se conhecem sem ele, não sabem como poderão resolver situações difíceis ou viver momentos de alegria sem a presença do mesmo.
Outros fumantes relatam que não têm mais prazer com o cigarro, que se sentem reféns dele, sentem-se incomodados com o cheiro da fumaça, com os danos à saúde já manifestos ou que podem surgir no futuro.

Para o primeiro grupo faz-se necessária a reflexão sobre o fato de que não nasceram fumando, portanto é questão de uma reestruturação na forma de viver, tanto os momentos bons, quanto os difíceis da vida, sem a ajuda de uma muleta, lugar ocupado hoje pelo cigarro.
Para o segundo grupo o simples fato de não terem mais prazer com o fumo reflete que já estão mais próximos do processo de parada, pois houve um momento em que não paravam para refletir, simplesmente fumavam, tinham prazer e pensavam pouco sobre o assunto.

Parar de fumar sempre é uma forma de libertação, sensação muito prazerosa de estar novamente no comando de sua própria vida.

0 comentários:

Design konnio.com