quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A casa ideal imune a alergias

Imunizando os revestimentos do seu piso
A casa ideal imune a alergias não pode ter nenhum carpete que cubra todo o piso, porque eles são perfeitos para hospedar ácaros, bolores e caspas de animais, sem mencionar resíduos de inseticidas, produtos de limpeza, gordura da cozinha e fumaça de cigarro.

Carpetes novos, tapetes acolchoados e os corantes e produtos contra manchas que os acompanham, freqüentemente emitem vapores e produtos tóxicos irritantes. Apesar das desvantagens, muitas pessoas consideram um carpete quente e confortável difícil de resistir. Como carpetes abafam ruídos, eles são preferidos pelos roedores de apartamento.

Está seção discorrerá sobre o impacto que revestimentos de piso podem ter em manter sua casa imune a alergias.

A ausência de carpetes é o melhor

Você fará um grande favor às suas alergias caso remova carpetes que cobrem todo o piso, substituindo-os por piso de madeira ou lajotas. Para aquecimento e conforto, pense em tapetes feitos de algodão, que podem ser lavados na máquina ou tapetes de pano. Assegure-se de que estes tapetes podem aguentar lavagens nas altas temperaturas necessárias para matar os ácaros. Lave-os e passe o aspirador de pó com freqüência.

Caso você escolha pisos de madeira, vinil ou de lajotas, não negligencie a limpeza normal. Estes revestimentos também juntam pó, e abrigam o bolor caso não sejam selados corretamente.

Se você precisa ter carpetes, passe neles o aspirador de pó

Caso você não tenha a opção de remover os carpetes, passe o aspirador de pó todos os dias.
Passar o aspirador de pó não remove os ácaros, mas ajuda a remover os que estiverem mortos e seu material fecal, assim como alguns de seus alimentos favoritos (flocos de pele, cabelo, caspas de animais, etc.).

O aspirador de pó e as alergias

Uma pessoa alérgica deve evitar passar o aspirador de pó ou entrar em um ambiente onde o aspirador de pó foi recentemente usado. Alérgenos aerotransportados, tais como materiais fecais dos ácaros e caspa de animais, podem ainda ser encontrados flutuando por cerca de 20 ou 30 minutos depois.


Escolher o aspirador de pó adequado é muito importância. Procure por modelos com conexões curtas (para evitar alérgenos oriundos de sopros) e filtros HEPA, que são projetados para absorver e refrear mais de 99,97% dos contaminantes aerotransportados, mesmo os pequenos com cerca de 0,3 milímetros. Aspiradores de pó HEPA são mais caros. Os mais baratos freqüentemente têm bolsas porosas e perdem conexões, permitindo que alérgenos fujam. Caso o custo (e a situação doméstica) permita, o melhor é instalar uma central aspiradora, com bolsa de coleta e motor localizados na garagem.

É recomendável também ter os carpetes limpos por profissionais a cada seis meses, seja pelo sistema de limpeza a vapor ou pela lavagem a seco. Certifique-se de que o carpete foi completamente seco após a limpeza, para evitar o bolor. Não lave carpetes com "xampu", uma vez que este processo freqüentemente deixa para trás resíduos, que também são irritativos.

Usar produtos químicos para matar os ácaros dos carpetes é eficaz, mas não foram feitos testes clínicos suficientes para que especialistas recomendem seu uso. Os dois produtos utilizados para eliminar o ácaro são o benzoato de benzil (marca registrada Acarosan) e ácido tânico (marca registrada Allergy Control Solution).

Benzoato de benzil (Acarosan) é um derivado do bálsamo peruano e é o ingrediente básico de medicamentos usados no tratamento de sarnas. Em forma de pó úmido, o Acarosan é escovado no carpete e deixado para secar por 12 horas. Ele mata os ácaros e suas crias, ligando-se às fezes dos ácaros e tornando mais fácil sua limpeza. O tratamento é eficaz por seis meses.

O ácido tânino, mesmo produto químico encontrado em um copo de chá, é conhecido por quebrar os alérgenos dos ácaros, neutralizando as proteínas de suas fezes. Aplicado no carpete na forma de spray ou pó, é eficaz por mais de dois meses. Este produto químico não pode ser utilizado em carpetes brancos, de cores claras, podendo danificar tecidos sensíveis a água, tais como a seda, alguns tipos de lã e algodão.

Tire os sapatos

Uma opção que não contém aditivos químicos e é fácil de usar para manter os carpetes limpos, é estabelecer uma política de "sem sapatos" na sua casa. Muitas culturas ao redor do mundo fazem uso disso, para evitar que sujeiras externas entrem em suas casas limpas através dos sapatos de alguém. Tal política pode reduzir o número de alérgenos que entram na casa (pólen, em particular), sem mencionar os resíduos de pesticida do gramado, ácaros e outros tipos de sujeira que gruda nos sapatos.


Faça uma pequena e educada placa que diga, "ao entrar, por favor tire seus sapatos. Obrigado". Prenda este aviso na sua porta de entrada para que todos possam ver.


Uma vez dentro de casa, designe um lugar para guardar os sapatos dos seus convidados.


Providencie chinelos, pantufas ou meias limpas para os seus convidados.


Sustente essa regra. Ocasionalmente, convidados poderão entrar com sapatos. Receba-os e gentilmente explique a "política de sem sapatos" dentro de casa devido a alergias. Pergunte se eles preferem, chinelos ou meias. A maioria das pessoas gosta de colaborar. Mas seja também razoável. Às vezes, convidados que ficarão apenas alguns minutos não tirariam seus sapatos. Não seja tão exigente.


Se caso você tenha um carpete que cubra todo o piso, opte por um de cerdas curtas ou de tecido leve. Carpetes felpudos ou de veludo são mais atraentes aos ácaros e são ótimos esconderijos para bolores e caspa animal.

0 comentários:

Design konnio.com