terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como o cabelo cresce

Antes de discutirmos sobre as causas da perda de cabelo, vamos rever brevemente como funciona o cabelo. Isso deve nos ajudar a entender quando começar a procurar por diferentes procedimentos de transplante/implante (veja Como funciona a tintura dos cabelos).

O cabelo característico dos mamíferos consiste de um fio, que se projeta para fora da pele e a raiz, que fica dentro do folículo, ou glândula, abaixo da superfície da pele. Exceto por algumas poucas células na base da raiz, o cabelo é um tecido morto composto por queratina e proteínas relacionadas. O folículo é um tubo parecido com um bolso da epiderme (veja Como funciona o bronzeado e a queimadura de sol) que inclui uma pequena seção sobre a derme em sua base. O cabelo humano é formado por divisões rápidas das células na base do folículo. Como as células são empurradas para cima, endurecem e são submetidas à pigmentação (veja Como funcionam as células).


Os fios de cabelo do nosso couro cabeludo e de nossas sobrancelhas são diferentes dos outros pêlos do corpo. Os cabelos crescem mais ou menos 1,3 cm por mês e têm uma vida média de 3 a 5 anos. A maioria de nós tem entre 100 mil e 150 mil fios em nossas cabeças.

0 comentários:

Design konnio.com