terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Prevenir as hemorróidas

As hemorróidas não são perigosas. Elas não provocam câncer ou outras doenças mais graves e, raramente, sangram a ponto de causar anemia. Na verdade, elas normalmente não causam nenhum sintoma. Porém, elas podem ser extremamente desconfortáveis e a maioria das pessoas pode evitá-las enquanto é tempo. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para evitar o aparecimento das hemorróidas.

Melhora da consistência das fezes

Se a ingestão de alimentos ricos em fibras ou aumento do aporte hídrico não forem o suficiente para resolver o problema de constipação grave, você deverá falar com seu médico sobre a prescrição de laxantes conhecidos diminuidores da consistênci das fezes ou algum outro que contenha um agente natural. Entretanto, são apenas soluções a curto prazo - a melhor maneira é acrescentar fibras à alimentação. Não use laxantes que ajam nos músculos do colo ou do reto a menos que isso seja especialmente recomendado por um médico. O uso prolongado desses produtos, que normalmente contém bisacodil, sene, cáscara sagrada ou óleo de castor como agente ativo, podem causar uma disfunção permanente no intestino além de uma grave irritação na região anal. Evite também o óleo mineral, pois ele pode interferir na absorção de alguns nutrientes, como a vitamina A.

Tente uma nova posição

Já foi sugestionado que agachar é melhor do que se sentar durante a evacuação. Infelizmente os banheiros não são desenhados para que as pessoas possam evacuar desta maneira. Algumas acham que apoiar os pés em um pequeno banco e apertar os joelhos em direção ao peito pode ajudar.

Evite fazer esforço para evacuar

Não tente fazer esforço para "empurrar" suas fezes, a menos que você sinta que haja necessidade. E não passe mais tempo no vaso sanitário do que levaria para evacuar sem fazer esforço. Após ter evacuado, não faça esforço algum para continuar evacuando.

Atenda o chamado da natureza

Por outro lado, não espere tanto tempo para ir ao banheiro. Quanto mais tempo as fezes ficarem na porção inferior do trato digestivo, mais chances há de perda de umidade, fazendo com que as fezes fiquem secas.

Mantenha a região limpa

Mantenha a região retal limpa. Resíduos fecais podem irritar a pele, assim como uma limpeza rigorosa usando papel higiênico áspero. Use água limpa para limpar a região, depois seque e polvilhe talco. Apesar de mais caros, os lenços umedecidos feitos para limpeza anal são mais convenientes. Eles estão disponíveis sem prescrição médica em farmácias e drogarias.

Faça caminhadas regularmente

Exercícios regulares ajudam o sistema digestivo a trabalhar com mais eficiência. Mas não é necessário o excesso de exercício, pois caminhadas curtas são o suficiente.



Exercícios regulares podem ajudar o sistema digestivo a trabalhar com mais eficiência



Banho de assento

Tome um banho de assento de 30 minutos, três ou quatro vezes ao dia: sente-se em água morna sobre uma almofada em forma de anel ou em uma toalha enrolada em forma de círculo para suportar sua parte inferior. Mesmo que você não possa fazer um banho de assento, uma toalha molhada com água morna pode ser utilizada na região dolorida.

Cuidado com o sabonete

Os resíduos presentes no sabonete também podem irritar a região anal, por isso é importante enxaguar bem. Se você perceber que, mesmo após o enxágüe, o sabonete ainda irrita a região anal, procure por loções especiais para limpeza da região perianal. Siga as instruções da embalagem.

Sente em locais macios

Se seu trabalho exige que você passe o dia inteiro sentado, tente sentar em uma almofada em formato de anel - é uma alternativa barata que alivia a pressão nas áreas sensíveis. E faça pequenos intervalos diversas vezes ao dia.

Medicamentos que não necessitam de receita médica

Remédios (encontrados em farmácias) para o desconforto causado pelas hemorróidas normalmente conseguem apenas parte do efeito que prometem: alívio temporário da dor e da coceira da pele na região anal, já que os nervos retais não sentem dor. Entretanto, promessas de que eles podem curar ou reduzir a inflamação do tecido, não são comprovadas quando colocadas em teste.
Soluções sem receita médica podem ser encontradas em diversos formatos: soluções para limpeza, supositórios, cremes e pomadas. As soluções para limpeza, apesar de ajudar, são mais caras que a água morna comum e não funcionam tão bem. Os supositórios podem ser de pouca ajuda, pois eles escorregam para dentro da parte superior do reto, passando pela área que deveriam aliviar. Pomadas são gordurosas e tendem a reter umidade, o que pode levar a um aumento da irritação. Cremes, especialmente cremes de hidrocortisona, são efetivos, apesar de seu uso prolongado aumentar a fragilidade da pele.

Todavia, alguns desses produtos não devem ser usados por indivíduos com problemas como doenças cardíacas e diabetes, por isso é necessário verificar a embalagem de qualquer produto antes de usá-lo. Fora isso, várias preparações possuem um certo número de ingredientes, que incluem anestésico, adstringentes, irritantes e protetores para a pele, que podem causar uma reação alérgica em algumas pessoas, o que pode ser maior que o desconforto causado pelas próprias hemorróidas.

O FDA (Federal Drug Administration), que controla a liberação de medicamentos nos EUA também criou algumas regras para produtos existentes no mercado indicados para hemorróidas.

O ácido bórico não é recomendado. Ele é seguro quando utilizado na pele, mas se torna tóxico quando absorvido pela membrana mucosa.
Substâncias analgésicas para uso no reto ou em hemorróidas internas também não são indicadas, pois os nervos retais sentem pressão e não dor, além disso, alguns ingredientes são desnecessários. Para ver a lista de precauções com o uso de medicamentos sem prescrição médica, clique aqui (em inglês).

O álcool Lanolina, o óleo de fígado de bacalhau e o bálsamo Peruviano são proibidos pois além de não fazerem efeito, não são seguros.
As embalagens dos produtos que prometem diminuir o tecido inflamado também devem conter a informação: "não usar esse produto, caso tenha alguma doença cadíaca, pressão alta, doença da tireóide, diabetes ou dificuldade de urinar devido ao aumento da próstata, a não ser por recomendação médica".
Como em qualquer doença envolvendo o sistema digestivo, a alimentação inadequada pode aumentar as chances de adquirir hemorróidas. Na próxima seção, você aprenderá como fazer uma dieta certa para não ter problema com as hemorróidas.

0 comentários:

Design konnio.com