quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Dicas para lidar com verrugas

Enquanto parece não existir uma cura definitiva para as verrugas, existem alguns procedimentos que você pode tentar para livrar-se delas.

Tenha certeza que é uma verruga - Antes de tentar qualquer tratamento, saiba se a sua erupção de pele é uma verruga ou outra ocorrência. Verrugas (exceto as pequenas e lisas) comumente têm uma superfície aberta e cheia de pontos vermelhos. (Algumas pessoas erroneamente chamam esses pontos de "sementes", quando na realidade eles são os vasos sangüíneos que estão alimentando a verruga).

Pintas, por outro lado, são geralmente lisas, e têm forma de bolhas que não têm cor vermelho brilhante (como uma verruga lisa pode
ser). Uma parte dura e rugosa atravessada por linhas da pele pode ser um calo.

Existe também a chance da lesão ser câncer de pele. Você pode reconhecer o câncer de pele por suas bordas e cores irregulares. Se houver dúvida, visite o seu médico. Além disso, se você tem diabetes, problemas de circulação ou baixa imunidade, não tente nenhuma terapia caseira para remoção de verrugas; visite seu médico.

Não toque. O vírus da verruga pode ser transmitido para outras pessoas e também reinfectar você mesmo. O vírus desenvolve uma verruga, primeiramente achando o seu caminho através de uma pequena abertura na superfície da pele: um corte ou um arranhão ou outra lesão, por exemplo. Mesmo a tarefa diária de fazer a barba pode espalhar as verrugas lisas na face de um homem. Cortar inadvertidamente uma verruga quando você corta suas cutículas pode causar uma infecção.

Reduza então a disseminação do vírus ao mínimo, evitando tocar nas suas verugas. Se você tiver contato com as lesões, lave suas mãos com sabão e água quente. As crianças também devem ser avisadas que mexer ou morder suas verrugas pode causar a dispersão.

Faça um curativo sobre ela. Os médicos descobriram que a utilização de adesivos é um tratamento efetivo e não deixa cicatrizes. Na verdade, um estudo realizado em 2002 descobriu que essa terapia eliminou verrugas em 85% das vezes, comparada com um tratamento médico padrão, usando nitrogênio líquido, que obteve sucesso em apenas 60% das verrugas. Os pesquisadores desse estudo usaram duct tape, mas curativos adesivos tradicionais como band-aid parecem funcionar também.

Tente isto: cubra a verruga completamente com quatro camadas de fita adesiva. Tenha certeza que o "curativo" está firme mas não muito apertado. Deixe a fita por seis dias e meio. Então, remova a fita por meio dia. Esse procedimento deve ser repetido por mais ou menos três ou quatro
semanas antes de verruga desaparecer. Você pode tentar o procedimento em uma verruga plantar ( na sola do pé), mas assegure-se de usar pedaços de fita longos o suficiente para segurar o adesivo adequadamente.

Tente óleo de rícino. O ácido no óleo de rícino provavelmente resolverá ao irritar a verruga. O tratamento com o óleo funciona melhor nas verrugas pequenas, naquelas lisas na face e no dorso das mãos. Aplique o óleo na verruga com um cotonete umedecido duas vezes ao dia.

Aplique vitamina "C". Vitamina C é moderadamente ácida, então ela pode irritar a verruga e fazê-la desaparecer. Aplique uma pasta feita de tabletes esmagados de vitamina C e água. Aplique a pasta somente na verruga, não na pele ao redor. Então cubra a pasta com gaze e esparadrapo.

Aqueça a verruga. Um estudo descobriu que o fato de pacientes colocarem suas verrugas plantares de molho, foi útil porque isso modifica a verruga e pode matar o vírus. Assegure-se, porém, que a água não esteja quente demais, a ponto de causar queimaduras.

Tome cuidado com os tratamentos sem prescrição médica. A agência americana FDA (Food and Drug Administration - Administração de Alimentação e Medicamentos) aprovou medicações para remoção de verrugas feitos com 60% de ácido salicílico, mas a maioria dos remédios caseiros contêm 17%. Enquanto as fórmulas mais fortes devem funcionar bem para adultos (exceto para aqueles que têm a pele sensível), elas não são recomendadas para crianças. O ácido salicílico funciona porque ele é irritante. Assim, independentemente da concentração do ácido na solução que você usar, tente evitar que ele tenha contato com a pele ao redor da verruga. Se você está usando uma medicação líquida, faça um círculo com uma substância oleosa em volta da verruga, antes de aplicar o medicamento. Se você está aplicando uma bandagem com o medicamento, corte-a na forma e tamanho exatos da verruga. Aplique as medicações caseiras antes de ir dormir e deixe a área descoberta.

Pense em utilizar a força da persuasão. Alguns médicos utilizam essa técnica em crianças, porque elas ainda se impressionam facilmente. O médico diz para a criança que se ele colocar giz em sua verruga, ela desaparecerá. Existem variações desse procedimento, inclusive pintar a verruga com uma caneta colorida ou fazer um desenho na mão da criança com um risco cruzando a verruga e depois jogar o desenho no lixo.

Não fique descalço. As verrugas espalham partículas do vírus por todos os lugares, ao ficar descalço, você corre o risco de pegar uma verruga plantar (na sola dos pés). A melhor proteção: usar calçados. Lugares fechados, piscinas, chuveiros públicos ou mesmo o carpete do quarto de um hotel podem guardar uma grande quantidade de vírus, e não apenas de verruga. Você pode pegar inúmeras infecções, de escabiose (sarna) até herpes. Nunca ande descalço; use meias ou chinelos de dedos.

Mantenha-as secas. As verrugas tendem a crescer mais rapidamente em ambientes úmidos, especialmente no caso das verrugas plantares (sola dos pés). É por isso que as pessoas que caminham ou fazem exercícios em excesso, estão mais propensas a ter verrugas plantares, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Então, troque suas meias toda vez que seus pés estiverem suados e use um talco medicinal para ajudar a mantê-los secos.

Cubra seus cortes e lesões. O vírus da verruga adora encontrar uma boa brecha para que possa penetrar em sua pele. Mantendo cortes e lesões cobertos, você ajudará a manter afastado o vírus da verruga

0 comentários:

Design konnio.com