terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Como prevenir rugas

Muitos de nós tememos a chegada daquelas linhas, sulcos, e dobras, mas sabemos que elas aparecem em nosso rosto mais cedo ou mais tarde. É óbvio que não se pode evitar o envelhecimento, mas você não precisa ter uma pele toda enrugada. Se você tomar algumas medidas de bom senso, pode prevenir um pouco a formação das rugas e manter seu rosto muito melhor.

Antes de mais nada, é importante entender como a pele envelhece e por que as rugas aparecem. Uma das causas do envelhecimento da pele é o começo de seu desgaste. Chegando aos 70 ou 80 anos, tanto a pele como os ossos (incluindo o crânio) começam a ficar finos e a camada de gordura sob a pele diminui.

Outro fator que influencia ao passar dos anos, fazendo com que a pele ceda, é a gravidade. Os cantos da boca cedem e o lábio superior pode sumir completamente. As pálpebras e a ponta do nariz ficam caídas e as papadas aparecem. Até suas orelhas vão ficar meio caídas. As marcas do sono se juntam às suas marcas faciais, assim como as expressões faciais que você tem há anos. Os músculos que fazem você rir, chorar, piscar, podem deixar rugas permanentes com o tempo.

Mesmo assim, essas mudanças fisiológicas quase inevitáveis não têm um papel tão importante no desenvolvimento das rugas. A exposição aos raios ultravioleta do sol sem proteção é, sem dúvida, o maior culpado. Aquele brilho saudável que você consegue de um bronzeado não tem nada de saudável para a sua pele.

Então, enquanto não se pode impedir certas mudanças do corpo, você pode proteger sua pele do maior culpado pela formação das rugas e ajudar a diminuir o impacto de alguns dos fatores coadjuvantes. Continue lendo este artigo e descubra como.

Use filtro solar todos os dias. Aplicar um filtro solar com fator de proteção (FPS) de pelo menos 15 e evitar o sol ao máximo entre 10h e 16h, quando seus raios são os mais intensos, tem dois benefícios principais: além de minimizar as chances de aparecimento de rugas com a idade, você estará prevenindo o câncer de pele, que pode ser fatal quando muito grave.

Pode ser uma delícia ficar deitado ao sol, mas com certeza você vai achar mais difícil relaxar sabendo que a radiação ultravioleta está danificando as células que sustentam a sua pele e a mantém firme e com aparência jovem. Ela destrói o colágeno (uma proteína fibrosa) como a elastina (uma proteína que forma fibras de tecido flexíveis), encontrados na camada inferior da pele. A perda dessas duas proteínas importantes faz com que a pele perca elasticidade e facilita a formação de rugas.

A sua suscetibilidade aos danos do sol depende do tipo de pele que você herdou dos seus pais. Pessoas de pele clara queimam mais facilmente, enquanto os de pele escura têm mais pigmentação que protege contra o sol e os raios ultravioleta.

Não importa o tipo de pele que você tenha, ela vai agradecer se você aplicar filtro solar todas as manhãs (e seguir as instruções de reaplicação encontradas no rótulo do produto) como parte de sua rotina diária. Quanto mais cedo você fizer disso um hábito em sua vida, melhor para sua pele.

Os dermatologistas dizem que as pessoas que sempre protegem a pele adequadamente, usando bastante filtro solar todos os dias e evitando sol forte, geralmente mantêm sua pele com aparência jovem por muitos anos. Porém nunca é tarde para adotar uma rotina saudável de cuidados com a pele. Um estudo investigou pessoas idosas com a pele danificada pelo sol que se mudaram para uma casa de repouso e ficaram longe do sol. Os pesquisadores descobriram que algumas de suas rugas e manchas realmente desapareceram.

Arrume um pouco de sombra - usar óculos escuros que bloqueiam a grande maioria dos raios ultravioletas enquanto você estiver ao ar livre durante o dia pode ajudar a proteger a pele suave e sensível ao redor dos olhos, onde se formam os pés de galinha e o filtro solar não pode alcançar. Escolher um que também proteja seus olhos da claridade pode ajudar a prevenir as caretas, que também contribuem para rugas na área dos olhos.

Durma de barriga para cima - dormir com seu rosto pressionado contra o travesseiro pode causar "marcas de sono" que, ao longo dos anos, podem se transformar em rugas. Os homens tendem a ter marcas de sono ao lado da testa (dependendo do lado em que dormem), e as mulheres tendem a tê-las nas bochechas. Pode ser um hábito difícil de abandonar, mas se você conseguir treinar-se a dormir de barriga para cima, terá menos linhas faciais.

Não fume - o fumo não causa apenas o câncer e inúmeros outros problemas de saúde, ele pode contribuir para as rugas. Estudos descobriram que a formação prematura de rugas aumentou com o consumo do cigarro e o período de tempo que o indivíduo fuma. Os fumantes inveterados apresentaram cinco vezes mais rugas na pele do que os não-fumantes. Os pesquisadores imaginam que o fumo acelera a formação de rugas danificando o colágeno. Fazer caretas por causa da irritação da fumaça também pode causar ou piorar os pés de galinha, e fazer bico ao fumar pode contribuir para o aparecimento de linhas verticais ao redor da boca.

Hidrate-se - usar um hidratante pode melhorar a aparência das rugas temporariamente sustentando sua pele, mas o efeito não dura muito. Os hidratantes funcionam cobrindo com umidade a superfície da pele. A forma mais eficaz de se usar um hidratante é aplicá-lo na pele molhada e então enxugá-la levemente. Cada vez mais hidratantes contêm filtro solar, então se você optar por um desses, terá benefícios em dobro.

Suavize suas expressões faciais - algumas pessoas têm a tendência de erguer as sobrancelhas, franzir a testa, ou olhar com raiva, e ficam com rugas por conta disso. Geralmente nem percebemos as expressões que fazemos. Se você se observar no espelho e perceber como usa seus músculos para formar expressões, poderá esforçar-se de forma consciente para modificar algumas delas. E caso você suspeite que as suas expressões indutoras de rugas são freqüentemente parte de sua reação ao estresse, você poderá proteger sua pele e saúde em geral utilizando técnicas de relaxamento, tais como visualização, imagens guiadas, yoga, ou meditação.

Mitos sobre a prevenção de rugas
Você pode ter ouvido uma ou mais das sugestões a seguir para a prevenção ou remoção das rugas. Infelizmente, elas são apenas pensamento positivo.

Beba pelo menos oito copos de água por dia. A idéia era que beber tudo isso de água sustentaria sua pele, por isso as rugas não apareceriam tanto. Embora beber líquidos em abundância seja considerado bom para a saúde em geral, não espere que isto mantenha sua pele lisa.


Massagear a pele pode suavizar suas rugas. Isto simplesmente não acontece. Você pode também ter ouvido que massagear o couro cabeludo faz com que o cabelo cresça. Nenhuma das frases é verdadeira.


Esfregar com força usando uma esponja pode eliminar as rugas. Usar uma loção de limpeza abrasiva ou uma esponja facial para esfregar e remover as rugas é uma perda de tempo. As rugas são causadas por danos sob a pele, não em sua superfície.

0 comentários:

Design konnio.com