quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A ressuscitação cardíaca (RC) é uma técnica de primeiros socorros

Fundamentos básicos da RC

A ressuscitação cardíaca (RC) é uma técnica de primeiros socorros usada para preservar a vida das vítimas de parada cardiopulmonar e prevenir danos cerebrais enquanto a ajuda médica estiver a caminho. A RCP tem dois objetivos:
manter o fluxo sangüíneo em todas as partes do corpo
manter o ar entrando e saindo dos pulmões
Enquanto as salas de emergência têm equipamentos de alta tecnologia e remédios para tratar as vítimas de parada cardiorespiratória, a RC é uma simples técnica que exige pouco ou nenhum equipamento. O que você tem de fazer é fácil:
com a boca colada na da vítima, sopre para que o ar oxigenado chegue até os pulmões. Isto faz com que o oxigênio seja difundido dos pulmões para a corrente sangüínea;
faça compressões no peito da vítima para recriar a circulação sangüínea artificialmente.

Parece bem simples, mas como você viu acima, a RC deve ser realizada em uma seqüência específica e sincronizada para simular o padrão respiratório natural do corpo e a maneira como o coração pulsa. Quando alguém tem um infarto em nossa presença, a primeira reação normalmente é ficarmos apavorados. Mas enquanto se está em pânico e sem reação, minutos valiosos estão passando. Para impedir que isto aconteça, muitas organizações oferecem aulas de RC e primeiros socorros básicos, além de aulas práticas para treinar o que foi aprendido. Então, ao nos depararmos com uma situação de emergência, podemos estar preparados para entrar em ação.

0 comentários:

Design konnio.com