terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Gatilhos da asma

A tendência a desenvolver a asma é hereditária, sendo mais comum em pessoas que têm alergias. De fato, existem duas formas de asma: alérgica e não alérgica, sendo a primeira a mais comum. A asma alérgica desenvolve-se em pessoas alérgicas e as mesmas substâncias (chamadas alergênicos) que provocam os sintomas da alergia podem desencadear sintomas de asma. Ambos são produtos de uma reação exagerada do sistema imunológico. "Gatilhos" (ou estímulos) comuns para asma incluem ácaros, pólen, mofo e partículas de pele de animais. Entretanto, as alergias podem ser causadas por outras substâncias. Apesar de os ácaros e o pólen serem alergênicos aerotransportados, a asma alérgica também pode ser provocada por uma reação alérgica a algo ingerido, como morangos.

Por outro lado, no caso da asma não alérgica, os gatilhos que irritam os pulmões e provocam os sintomas da asma não têm nada a ver com alergias ou com o sistema imunológico. Este tipo de asma pode ser estimulado por ar seco, clima frio, exercício físico, fumo (inclusive o fumo passivo), perfumes fortes, situações estressantes, emoções intensas e até mesmo o riso.

A questão é que ambos os tipos de asma têm gatilhos. Vigiá-los de perto é o primeiro passo para conviver confortavelmente com a asma.

Os sintomas típicos da asma alérgica e não alérgica são similares. Eles podem ocorrer imediatamente a partir do contato com um gatilho ou posteriormente a esse contato. Sua severidade varia entre os indivíduos portadores da asma.

Como já dissemos, não existe cura para a asma. A boa notícia é que a doença, sendo leve, moderada ou severa, alérgica ou não alérgica, pode ser controlada. Médicos especialistas no tratamento da asma podem ser de muita ajuda. Cada paciente com asma deveria visitar um médico para se certificar de que não há outra causa para o chiado e, se a asma for diagnosticada, desenvolver um plano terapêutico para controlá-la.

Além de consultar um médico, você pode tomar medidas para ajudar a controlar a asma. Os medicamentos não poderão ajudar se o asmático for fumante. O filtro de ar mais caro não fará a menor diferença se você deixar a janela escancarada. O segredo é localizar esses gatilhos e eliminá-los de sua vida completamente. Nas próximas duas páginas, descreveremos os estimuladores mais comuns da asma e como você pode minimizar sua exposição a eles. Na próxima seção começaremos com as maneiras de tornar sua casa mais segura contra a asma.

Cuidado com as supostas curas
Se você tem andado de médico em médico à procura de um remédio para sua asma, talvez se sinta frustrado e influenciado a experimentar tratamentos "alternativos", como teste de toxicidade celular, dietas especiais, preparos de ervas, manipulação corporal e vitaminas, entre outros. Por mais tentadoras que essas soluções possam parecer, há um problema: elas raramente funcionam.

A toxicidade celular, por exemplo, é baseada na premissa de que, se o extrato alergênico de uma comida a que você é alérgico for misturado com uma gota do seu sangue, certas células irão atacar o alimento. Suas células sangüíneas, portanto, serão alteradas e, quando vistas por um microscópio, estarão modificadas. A pesquisa científica, entretanto, não confirma que essa técnica seja confiável ou útil no tratamento de alergias ou asma.

0 comentários:

Design konnio.com