quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Imunizando contra alergias o carro e a garagem

O último lugar onde você esperaria que existissem sobrecargas de alérgenos, provavelmente é dentro do seu carro. Você não vive dentro dele (embora às vezes pareça que sim), mas sem perceber você deixa cair escamação de pele, derruba café e permite a entrada do bolor. O carro precisa de um pouco de atenção também.

Certifique-se que o carpete está limpo e seco. Cubra-o com pequenos tapetes de plástico laváveis e de formato adequado. Sapatos podem sujar os carpetes com terra, lama, graxa, piche, pólen, água da chuva.

Procure por sinais de bolor, batatas-fritas e outros restos de comida esquecidos embaixo dos bancos. Se tudo parecer limpo, analise se a tubulação do ar condicionado apresenta algum odor desagradável. Esporos de bolor apreciam condições úmidas. Mude o filtro de ar. Se o cheiro continuar, leve seu carro em uma oficina especializada para que os tubos sejam examinados completamente.
Assegure-se de que as borrachas de vedação estão intactas e que todas as portas se fechem corretamente. Borrachas de vedação defeituosas podem permitir que água se infiltre e deixem o estofamento dos bancos úmido.

Passe o aspirador de pó nos assentos estofados sempre que você lavar seu carro, já que eles também abrigam ácaros. Evite bancos felpudos, acarpetados ou de lã, pois eles apenas atraem mais sujeira, ácaros e bolor. Bancos de couro são os melhores para pessoas alérgicas, apesar de nem sempre serem acessíveis ou práticos.
Mantenha as janelas fechadas e use o ar condicionado, mas apenas na função de recirculação.
Evite desodorizadores. Alguns contém produtos químicos que irritam as membranas nasais.
Caso você compre um carro novo, deixe, se possível, as janelas abertas por alguns dias. Você pode apreciar o cheiro de carro novo, mas os gases que saem dos carpetes novos, do estofamento novo e de plásticos moldados podem ser irritativos. Apreciar este cheiro não vale o que você poderá gastar em problemas alérgicos.
Tire o pó do painel e limpe a película da janela com freqüência.
Se você carrega alguns tipo de animal no carro, considere usar uma caixa de transporte específica. Não apenas é mais seguro para o animal, mas reduzirá a quantidade de pêlos e escamação.
Imunizando sua garagem contra alergias


Insetos indesejados (baratas em particular) não são os únicos problemas presentes na garagem. Gases invisíveis emitidos por produtos químicos e pelo carro, podem atacar sua sinusite, agravar vias respiratórias e pele sensível. Limpar (e manter limpa) a garagem é uma tarefa difícil, mas que felizmente não precisa ser feita diariamente. Mantenha a garagem como uma área de baixa ocorrência de alérgenos e irritativos.

Mantenha o lixo em um recipiente fechado. O lixo deve ser acondicionado em sacolas plásticas antes de ser colocado no cesto.
Coloque todos os jornais e itens recicláveis em caixas plásticas cobertas. Remova-os semanalmente.
Não deixe seus animais de estimação dormirem na garagem, mesmo que você tenha criado um canto confortável para eles. Gatos em particular, saem para explorar durante a noite e, pela manhã, trazem pó, bolores, partes de insetos, graxa, resíduos químicos e sujeira para dentro de casa em seu pêlo.
Garagens contíguas, apesar de muito convenientes, freqüentemente permitem fácil acesso de resíduos de exaustão em sua casa. Sempre mantenha a porta de casa fechada. Se você planeja abrir produtos químicos (tintas, produtos de jardinagem ou óleo), certifique-se de que a garagem está bem ventilada.
Nunca deixe um carro ligado em uma garagem fechada por mais de dois minutos.
Leve todo o material desnecessário (tinta não utilizada, suplementos de limpeza vencidos e baterias velhas) para uma central adequada de tratamento e coleta de lixo. Não os deixe em sua garagem.
Separe uma vassoura e um aspirador de pó para a limpeza da garagem e áreas externas. Não os utilize para trabalhos dentro de casa.
Não coloque equipamentos de jardim ou itens recreativos molhados dentro de caixas fechadas ou locais de armazenamento. Seque tudo antes.
Use estantes abertas de metal para guardar itens diversos.
Tente armazenar caixas e outros itens longe do chão.
Estabeleça uma área na garagem onde devem ser colocados os calçados usados do lado de fora da casa. Crie o hábito de deixar nesse local, calçados sujos de grama, umidade ou lama.

0 comentários:

Design konnio.com