terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dicas de cuidado com a pele para tratar qualquer tipo de dermatite

Tratamentos alternativos

Consultar o seu médico é um passo fundamental para tratar qualquer tipo de dermatite. Porém, algumas pessoas procuram algo mais que os tratamentos tradicionais. Há algumas alternativas que podem ser consideradas, como mostramos abaixo.

Terapia nutricional - as pessoas com dermatite podem ser beneficiadas pela adição de ácidos graxos essenciais na dieta, que melhoram a saúde da pele. Em um estudo, um grupo de pesquisadores italianos tratou crianças de dois a quatro anos com dermatite atópica com doses diárias de óleo de prímula, rico em ácidos graxos essenciais. Depois de quatro semanas, os sintomas das crianças melhoraram bastante. Após vinte semanas, eles continuavam com os mesmos resultados sem nenhum efeito colateral. Além disso, a suplementação com vitamina A, vitamina E e zinco também pode ser útil em alguns casos de dermatite atópica.

Dicas de cuidado com a pele
Se você precisa acalmar a pele inflamada, siga o conselho a seguir:

Coloque um saquinho de chá de camomila em água morna. Segure o saquinho sobre a lesão por alguns minutos. Reaqueça na água e reaplique se necessário.

Nos casos onde a dermatite cobre uma grande área, um creme de extrato de camomila pode ser mais fácil de usar do que a erva em saquinhos.

Fitoterapia - praticantes da fitoterapia acreditam que algumas partes do corpo, como o fígado e o sistema nervoso, podem precisar de reforço e sintonia para curar um caso de dermatite. Várias ervas podem ajudar a livrar o corpo das toxinas.

A bardana, por exemplo, é um tônico hepático e quando o fígado funciona bem para filtrar as toxinas do sangue, geralmente a pele é mais saudável. Da mesma maneira, o trevo-dos-prados é um purificador muito eficiente. Outras ervas como o alcaçuz, flores da calêndula (cravo- de-defunto) e especialmente o gingko biloba têm efeitos anti-inflamatórios potentes se usados topicamente.

Meditação - a meditação, quando feita regularmente, é útil para reduzir o estresse e aprofundar a respiração, duas coisas importantes em um tratamento amplo da dermatite.

Medicina tradicional chinesa - o cardápio de tratamentos inclui fitoterapia, acupuntura ou recomendações de dieta. Os médicos seguidores da medicina tradicional chinesa ajustam a terapia de acordo com as necessidades de cada tipo de dermatite. Duas pessoas com o mesmo problema, por exemplo, não vão tomar necessariamente as mesmas ervas ou seguir a mesma rotina de exercícios.

O tratamento da dermatite pode precisar de um chá de ervas diário, feito com afervura de ervas secas por uma hora e meia. Como os remédios da medicina tradicional chinesa são individualizados, é preciso consultar um especialista qualificado para ter uma prescrição específica para o seu problema.

Não importa que tipo de dermatite está fazendo a sua pele coçar, há várias opções para aliviar o problema. A chave é tentar não coçar e procurar um médico para que ele indique a medicação certa para resolver o problema. Esperamos que este artigo tenha dado alguma sugestão útil para melhorar o seu problema de pele antes que a coceira fique insuportável.

Publications International, Ltd.

As seguintes pessoas contribuíram para este artigo:

Timothy Gower é escritor e editor freelance cujos trabalhos já apareceram em várias publicações, incluindo Reader's Digest, Prevention, Men's Health, Better Homes and Gardens, The New York Timese The Los Angeles Times. Autor de quatro livros, Gower também contribui com a revista Health.

Alice Lesch Kelly é escritora de artigos sobre saúde. Seu trabalho já foi publicado em revistas como a Shape, Fit Pregnancy, Woman's Day, Reader's Digest, Eating Well e Health. Ela é co-autora de três livros sobre a saúde da mulher.

Ivan Oransky, M.D., é editor assistente da The Scientist. Ele é
autor e co-autor de quatro livros, incluindo The Common Symptom Answer Guide (McGraw-Hill, 2004) e já escreveu para jornais como o Boston Globe, The Lance e USA Today. Ele também atende pacientes como professor clínico assistente de medicina e trabalha como professor adjunto na Universidade de Nova York.

0 comentários:

Design konnio.com