terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Como prevenir manchas nos dentes

Uma das queixas mais comuns que os dentistas escutam de seus pacientes é a perda do branco dos dentes. Mas o que provoca as manchas?

Publications International, Ltd., 2006
Café, chá e refrigerantes à base de cola
deixam manchas nos dentes

O cigarro é um dos principais responsáveis. Café, chá e refrigerantes à base de cola também. Outras causas possíveis são os sucos de fruta (principalmente uva), vinho tinto, molho de soja e curry.

O envelhecimento também contribui para que os dentes fiquem amarelados. O esmalte, camada mais externa e dura dos dentes, fica mais fino e isto faz com que a dentina, camada mais interna e amarelada, fique à mostra.

Algumas manchas são chamadas intrínsecas porque ocorrem dentro do dente. As crianças que tomam o antibiótico tetraciclina ou cujas mães o tomaram durante a gravidez, geralmente têm estas manchas. As obturações prateadas, às vezes, podem ter infiltrações e manchar os dentes próximos.

Algumas pessoas não se incomodam com estes problemas, mas estão se arriscando a danificar os dentes e a gengiva. Para saber quais cuidados tomar, de forma segura, você precisa entender que tipos de manchas estão afetando seus dentes. É preciso também ser realista: mesmo os dentes mais saudáveis e bem cuidados não são puramente brancos.

Apenas o dentista pode corrigir as manchas intrínsecas, através de procedimentos como o uso de liga de resina compósita e verniz laminado de porcelana, que basicamente revestem a área manchada com um material opaco. As manchas de alimentos e bebidas podem ser removidas com uma limpeza profissional. Uma opção mais cara e que toma mais tempo é o branqueamento feito no consultório.

Uma vez retiradas as manchas, siga as sugestões abaixo para evitar que elas voltem.

Mantenha os seus dentes limpos - isto significa escovação diária. Uma escova de dentes elétrica pode ser mais eficiente se você não faz uma limpeza completa manualmente. Mas não se empolgue: escovar com muita força ou usar uma escova de cerdas duras pode criar ranhuras no esmalte e prejudicar a raiz dos dentes. Mesmo escovando com suavidade você estará fazendo a limpeza necessária.

Fio dental - já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos que se acumulam entre os dentes e na gengiva atrai as manchas. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.



Certifique-se de escovar os dentes e usar fio dental todos os dias
para evitar as manchas e combater a placa bacteriana



Pare de fumar - é mais fácil falar do que agir, mas se é preciso cuidar da saúde, então, que tal parar de fumar para ter um sorriso mais atraente?

Seja moderado com as bebidas - o café, com o tempo, pode deixar os dentes manchados, assim como os chás e os refrigerantes. Quando ingerir bebidas que podem causar manchas, faça isto em uma ou duas refeições, em vez de bebericá-las o dia inteiro. E escove os dentes depois de consumi-las.

Use um canudo - beber chá gelado, refrigerante ou suco de frutas com canudinho reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham.

Use os creme dentais anti-manchas com cautela - os creme dentais anti-manchas desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos, ao contrário da maioria dos novos produtos branqueadores que abordaremos na próxima seção. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves. Mesmo assim, os dentistas recomendam que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana. Talvez você deva consultar seu dentista antes de experimentá-los.

Limpeza cosmética - se os seus dentes mancham com facilidade, peça ao seu dentista para fazer limpeza cosmética entre as visitas de rotina. O procedimento demora cerca de 20 minutos e custa a metade de uma limpeza normal. No entanto, isto não deve substituir as visitas regulares.

Há maneiras mais seguras de tentar clarear os seus dentes. Na próxima seção, abordaremos alguns dos novos branqueadores para uso doméstico.

0 comentários:

Design konnio.com