quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Feijão com baixo teor de carboidratos

Em muitas partes do mundo, as pessoas não passam um dia sem comer feijão, de uma forma ou de outra. Outras culturas incluem o feijão de forma incomum, por exemplo, moendo-o para fazer farinha que será usada em diversos pratos típicos.

Mesmo nos Estados Unidos, há determinadas regiões bem como culturas em que os pratos à base de feijão são mais comuns do que outros. Por exemplo, os principais ingredientes no clássico prato sulino denominado Hoppin John são arroz e feijão. Os temperos e outros ingredientes usados nesse prato são bem variados. Os vegetarianos adotam o feijão e a alimentação rica em proteína que essa planta proporciona para uma dieta que exclui a carne. Mas os vegetarianos não são os únicos beneficiados com essas potências nutricionais.

Sem dúvida, precisamos incluir o feijão em nossa lista de carboidratos saudáveis. Há centenas de variedades de feijão. Procure experimentar todas elas. Eis um resumo de algumas das mais comuns:


Adzuki (também conhecido como Azuki e Aduki). Da mesma família do feijão carioquinha, o feijão Adzuki provavelmente originou-se na China e no Japão. O feijão Adzuki é doce e comumente usado em sobremesas. Ele pode ser encontrado em feiras de produtos asiáticos, onde é vendido inteiro ou em pó.

Feijão preto (também conhecido como feijão-manteiga-preto-da-argélia). Originário da América do Sul e América Central, o feijão preto é fundamental na cozinha latino-americana. Cuba, Porto Rico, Brasil e Espanha ostentam uma grande variedade de pratos deliciosos preparados com esse belo feijão oval. O feijão preto é a base de molhos e saladas, bem como da clássica feijoada.

Cannellini. Menos saboroso do que o outro da mesma família, o carioquinha, o feijão cannellini costuma ser usado na sopa minestrone e em outros pratos italianos.

Feijão italiano rajado (também conhecido como feijão borlotti). Geralmente usado em pratos italianos, esse feijão oval apresenta listras vermelhas, por fora e por dentro. Ele tem um sabor delicioso, semelhante ao de castanha e é encontrado fresco no verão ou seco nas outras estações do ano.

O feijão e as datas comemorativas
No mundo todo, datas festivas e ocasiões especiais são comemoradas com pratos cujo ingrediente principal é o feijão. Por exemplo, uma refeição sulina no Ano Novo não é completa sem um prato de feijão que simboliza a boa sorte e a prosperidade no ano vindouro.

É comum o feijão ser servido no prato conhecido como Hoppin John, mas ele pode ser usado também como acompanhamento. Na cultura japonesa, a soja preta servida durante a comemoração do Ano Novo é para que as pessoas tenham energia e se dediquem com afinco ao trabalho no ano que se aproxima. Na comemoração do Ano Novo chinês, o queijo de feijão seco (tofu) simboliza a felicidade.

Feijão jalo. Esse feijão branco grande tem um sabor delicado e suave, bastante distinto e que lembra castanhas. Ele forma uma base deliciosa para pastas de feijão temperadas com ervas e é fantástico em massas, sobretudo aquelas que incluem verduras como o brócolis. O feijão jalo é comumente usado em pratos de feijão assado e no preparo de sopas. Ele pode servir de substituto na maioria das receitas que exigem qualquer tipo de feijão branco.

Lentilhas. Costumam ser usadas como substituto versátil da carne e são o ingrediente principal em diversas saladas, sopas, cozidos, molhos, pastas e pratos étnicos como os típicos da Índia Oriental. A maioria dos supermercados vende a lentilha comum, de cor marrom e, às vezes, as variedades vermelha e amarela. As feiras de produtos do Oriente Médio e da Índia Oriental também vendem essas variedades mais incomuns. Lentilhas são deliciosas servidas inteiras, na forma de purê ou misturadas com verduras e especiarias.

Lima. Succotash (prato típico do sul dos Estados Unidos, uma mistura de milho e feijão), um acompanhamento com nome estranho, é uma forma tradicional e rica em proteínas de servir esse feijão. Conhecido por feijão-manteiga no sul, o Phaseolus limensis tem cor verde-claro e forma semelhante à de um rim. O nome do feijão é uma homenagem a Lima, capital do Peru, onde ele foi descoberto no início de 1500. Esse feijão é encontrado fresco de junho a setembro e congelado em qualquer época do ano. É um excelente acompanhamento e, às vezes, é usado no preparo de sopas.

Navy. Essa versão pequena e branca do feijão jalo é um ingrediente básico versátil usado pela Marinha dos Estados Unidos desde meados da década de 1800. Esse feijão é usado por produtores comerciais de muitas marcas de feijão seco cozido com carne de porco e molho de tomate. Ele requer cozimento lento e prolongado, o que o transforma em ingrediente perfeito para sopas cozidas em fogo brando.

Carioca. Carioca significa "manchado", uma descrição perfeita para esse belo ingrediente básico no México e no sudoeste americano. Feijão frito e chili com carne são feitos com feijão carioca. Ele também costuma ser servido com arroz e é encontrado em molhos, sopas e cozidos.

Roxinho. Esse feijão tem sabor intenso, textura macia e forma de rim. Ele mantém essa forma distinta mesmo durante o cozimento prolongado; daí, sua popularidade no preparo de sopa de pimenta e outras. Chili com carne ou o tradicional feijão com arroz não seriam os mesmos sem o feijão roxinho,mas ele também está presente em sanduíches, molhos, a tradicional salada de três tipos de feijão e bufês de salada.

Soja. É quase impossível encontrar um feijão mais nutritivo, sobretudo no que diz respeito ao teor de proteínas. A soja é uma fonte de proteínas e fornece todos os aminoácidos que costumam ser encontrados em produtos animais, sem colesterol e gordura saturada. A soja é cultivada na China há milhares de anos e é uma das principais culturas do meio-oeste. Alimentos como tofu, tempeh, miso e edemame são todos à base de soja. Na verdade, edermame é o nome japonês para feijão-soja. Em suas combinações quase infinitas das cores vermelha, amarela, verde, marrom e preta, a soja pode ser usada como qualquer outro feijão em sopas, cozidos, ensopados e molhos.

0 comentários:

Design konnio.com