terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como funciona a doença diarréia do viajante

A diarréia do viajante é uma doença bastante comum em viagens causada pela contaminação da água e dos alimentos ingeridos. A transmissão é oro-fecal, ou seja, alimentos e água contaminados com fezes são ingeridos pelo turista. Embora, na maior parte das vezes seja um quadro pouco grave, pode estragar completamente uma viagem de férias de curta duração.

Tome cuidado com a ingestão de águas e alimentos durante a viagem. Tal como você faz normalmente, tome água engarrafada, embora ela também possa estar contaminada. De uma maneira geral os refrigerantes e outras bebidas enlatadas contendo gás apresentam risco menor de contaminação. Na falta de acesso à água engarrafada uma opção nem sempre possível é ferver a água da torneira por cinco minutos ou tratá-la com cloro. Tome cuidado com as bebidas servidas com gelo ou diluídas em água que podem estar contaminados. Antes de viajar para o lugar, confira na internet as condições hidro-sanitárias do local da viagem e prepara-se bem vendo o que é necessário levar.

Tome cuidado com os alimentos consumidos de ambulantes e barraquinhas em que o risco de comida contaminada é sempre maior. Se, o local para onde você vai tem grande risco de contaminação, prefira comer no hotel, certificando-se antes da qualidade da água e da comida.

Em relação aos alimentos, dê preferência aos cozidos que apresentam um menor risco de contaminação do que os alimentos crus e às comidas quentes em vez das frias. No caso de frutas, nunca coma com casca.

O objetivo de todas essas orientações é impedir que você se contamine com água ou comida e desenvolva a famosa diarréia dos viajantes

0 comentários:

Design konnio.com