quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O que é uma cirurgia de ponte de safena

O coração é um órgão surpreendente. É um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que ele circule no corpo. Ao longo da vida de uma pessoa (digamos 70 anos), ele bombeia aproximadamente 180 milhões de litros de sangue.

Se uma dessas artérias externas ficar bloqueada, causará um infarto, obstrução normalmente causada por depósitos de gordura que se acumulam nas artérias do coração por vários anos. Tudo que você ouve sobre gordura, colesterol, doença arterial coronária e artérias entupidas está focado nesse problema - resultam em artérias coronárias bloqueadas e em infarto.

Quando uma das artérias do coração está bloqueada e uma pessoa tem um infarto, o procedimento comum a ser realizado é a cirurgia do coração, costurando uma ponte de safena sobre o entupimento. Se o cirurgião emenda três das artérias, é chamada ponte de safena tripla. Se emendar quatro artérias, é chamada de ponte de safena quádrupla. A emenda pode ser feita com um pedaço da artéria mamária ou da veia safena, na perna.

A artéria sanguínea usada para criar a ponte é retirada do peito ou da perna - o corpo tem várias artérias que podem ser retiradas sem causar dano.

0 comentários:

Design konnio.com