terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Estatísticas da pressão alta

As características biológicas da pressão alta que aprendemos na primeira seção dão uma boa perspectiva do problema. Nesta seção, você vai aprender sobre o efeito que a hipertensão tem nas pessoas quando ela afeta você.

Números

As estatísticas são claras: a pressão alta afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos e mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Lembre-se: quanto maior sua pressão arterial, maior o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, derrame e doenças renais. A pressão alta costuma dar origem a muitos outros problemas de saúde sérios, e é isso o que se quer dizer quando ouvimos que alguém morreu de "complicações decorrentes da pressão alta".

Entre os jovens, mais homens sofrem de pressão alta. Após os 65, porém, são as mulheres que mais sofrem. E são as mulheres que contabilizam o maior número de mortes causadas por esse problema. Na verdade, mais de um quarto das mulheres americanas adultas têm pressão alta. Após os 60 anos de idade, mais da metade delas apresenta o problema, e os índices não param de crescer conforme a idade avança. De acordo com um estudo de 2005 feito pela Society for Women's Health Research (Sociedade para a Pesquisa da Saúde das Mulheres), embora seja o câncer de mama a doença que as mulheres mais temem, as doenças cardíacas atualmente matam sete vezes mais.

Os negros têm probabilidade duas vezes maior de ter pressão alta e quatro vezes maior de morrer por causa dela. Latinos também correm um risco maior.

Faça check-ups

Se a hipertensão não tem sintomas, como é que você sabe que sofre disso? É preciso verificar a pressão arterial regularmente. Lembre-se de perguntar seus valores todas as vezes, assim vai saber quando sua pressão estiver fora do normal.

Interpretando sua pressão arterial
É assim que a pressão dos adultos é classificada pelo National Heart, Lung, and Blood Institute (Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue). Para cair na categoria de maior risco, basta que um dos números esteja na faixa maior.

(Os números são fornecidos na ordem sistólica/diastólica)

Normal: 120/80

Pré-hipertensão: 120 a 139/80 a 89

Hipertensão estágio 1: 140 a 159/90 a 99

Hipertensão estágio 2: 160/100


É normal que a pressão arterial varie durante o dia e seja afetada por emoções, atividades e até mesmo pela alimentação. Normalmente, só o fato de estar no consultório médico pode aumentar um pouco sua pressão. E é por isso que é tão importante medi-la com freqüência. Mas um resultado anormal não deve ser motivo para preocupação; a pressão alta nunca é diagnosticada baseando-se em uma única leitura.

A maioria de nós já conhece os resultados das medições de pressão arterial o bastante para saber que há dois valores: o maior "pelo" valor menor, como se fosse uma fração. Mas você sabe a que os números se referem?

Como regra geral, o ideal é quando o valor sistólico (maior) está abaixo de 120 e o valor diastólico (menor) está abaixo de 80. Há uma área cinzenta em que o risco é incerto, algumas vezes chamada de "pré-hipertensão", mas os cientistas determinaram pontos de limite acima dos quais o perigo espreita.

O National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI) classifica a pressão arterial pelos níveis sistólico e diastólico para auxiliar os médicos a determinar qual é o melhor tratamento (veja a coluna "Interpretando sua pressão arterial).

Antigamente, os médicos prestavam mais atenção na pressão diastólica, acreditando que ela seria um indicador melhor de perigos potenciais. Hoje, no entanto, a recomendação é dar igual atenção a ambos os valores (e agora se considera que o valor sistólico é o melhor para prever as complicações que surgem da hipertensão). Para pessoas diagnosticadas com hipertensão, o objetivo é reduzir a pressão arterial a valores abaixo de 140 por 90, e a valores abaixo de 130 por 80 para pessoas que também tenham diabetes ou insuficiência renal crônica.

Talvez o maior passo que você possa dar para diminuir sua pressão arterial seja mudar sua dieta. Na próxima seção, vamos lhe dizer que alimentos evitar, assim como os alimentos bons para o coração, que certamente têm de estar em seu cardápio. E também vamos falar sobre o Dietary Approaches to Stop Hypertension (Método de Interrupção da Hipertensão pela Alimentação) ou plano DASH.

0 comentários:

Design konnio.com