quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como parar de fumar

O primeiro relatório que cita a nicotina como uma droga psicoativa surge em 1986, nos Estados Unidos. Em 1997 a Organização Mundial de Saúde a classificou no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas, na Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

O tabagismo passa de um comportamento social aceitável, envolto em charme e glamour das telas de cinema em todo o mundo, com mensagens subliminares de poder, riqueza, sucesso, atribuídos pelo apelo da propaganda, a uma dependência. Alcançou o primeiro lugar no ranking das causas de mortes evitáveis, por obrigar os dependentes de nicotina a se expor a numerosas substâncias tóxicas - em torno de 4.720 -, responsáveis por cerca de 50 doenças no homem.



A pandemia tabágica é considerada hoje como uma doença crônica com etiologia multifatorial (com muitas causas), que combina fatores genéticos, psicológicos, físicos e comportamentais.

No mundo hoje são 1,3 bilhão de fumantes, com prevalência de 47% para população adulta masculina e 12% para a feminina. No Brasil segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, existem 25 milhões de fumantes, ou seja, 20% da população. Destes, 20 milhões querem deixar de fumar, 80% do total de tabagistas.

A intenção desse artigo é apresentar algumas orientações que podem ajudar o tabagista que deseja parar de fumar, bem como motivá-lo e conscientizá-lo dos ganhos para a sua saúde com a cessação.

0 comentários:

Design konnio.com