quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como parar a flatulência

Todo mundo solta uma certa quantidade de flatos todos os dias. Geralmente, de 400 a 2 mil mililitros de oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio e metano são expelidos do corpo a cada dia. A maior parte do tempo, isso acontece sem causar alarde (som ou cheiro), mas sob certas circunstâncias, e para algumas pessoas, alimentos mal-digeridos passam do intestino delgado para o grosso (cólon), onde essa massa é fermentada pela grande quantidade de bactérias existentes. Esses pequenos benfeitores do cólon não escolhem muito. O que quer que você mande para eles, eles colocam no cardápio. É o gás produzido por bactérias que dá ao flato o odor característico que ele tem quando é expelido.

Se você for um estóico ou um recluso, pode ser que consiga simplesmente ignorar o excesso de gases e seus efeitos sonoros. Mas se você não é nenhum dos dois, há algumas coisas que pode fazer para prevenir ou aliviar a flatulência:

Fique calmo - o estresse emocional pode piorar o problema de flatulência. O trato gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, raiva e depressão. Uma rede de nervos conecta esta área do corpo ao cérebro e, quando você está sob estresse, os músculos do abdome se contraem. O resultado são espasmos doloridos. Comer sob estresse também pode contribuir para a flatulência porque você tende a engolir ar.

Faça exercícios - algumas vezes, a flatulência ocorre em decorrência de um processo digestivo problemático e não por uma dieta errada. Isso acontece porque a passagem de alimentos pelo trato digetivo pode ser atrapalhada. Os exercícios ajudam a regular esse processo. Por isso, quando as coisas ficarem desconfortáveis, vá caminhar. Também é possível aplicar pressão sobre o seu abdome ou deitar no chão de barriga com um travesseiro dobrado sob seu abdome para ajudar a aliviar o desconforto do excesso de gases. Sentar-se no chão com os joelhos encostados no peito e seus braços abraçando as pernas enquanto balança seu corpo para frente e para trás também pode ajudar, assim como colocar uma bolsa de água quente sobre o seu abdome.

Relaxe - se você for fazer uma longa viagem de avião, use roupas folgadas. Calças apertadas podem contrair o abdome e causar dor.

Acabe com os arrotos - hábitos que podem levar ao excesso de arrotos, tais como engolir ar e mascar chiclete, também podem causar problemas como flatulência.

Fique ativo - pastilhas de carvão ativado, disponíveis nas farmácias sem a necessidade de receita, podem auxiliar a absorver o excesso de gás e acalmar o seu problema de flatulência. No entanto, se estiver tomando qualquer medicamento receitado pelo médico, primeiro pergunte ao farmacêutico se o carvão ativado irá interferir na ação dele.

Busque o alívio - se você não resistiu a um prato de feijão temperado no almoço e está com medo de voltar no carro com seus amigos, pare na farmácia mais próxima. Há muitos produtos liberados que contêm simeticona, que podem ajudar a diminuir o excesso de gases.

Seus hábitos alimentares podem prevenir a flatulência. Na próxima seção, vamos falar de comidas que estimulam a produção de gases e devem ser evitadas.

0 comentários:

Design konnio.com