quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Dicas para prevenir a flatulência

É óbvio que a sua alimentação pode ser um grande fator de contribuição para a flatulência. Aqui estão alguns alimentos que devem entrar na sua dieta e outros que devem sair.

Coma para vencer - os carboidratos causam gases em algumas pessoas, mas certos carboidratos fornecem nutrientes vitais e, do ponto de vista nutricional, não seria correto eliminá-los de sua alimentação. Uma abordagem mais saudável seria cortar os açúcares simples e carboidratos refinados (como bolos, donuts, biscoitos, pães brancos e outros produtos feitos com farinha refinada) e preferir as fibras dietéticas e/ou carboidratos integrais. São necessárias quantidades menores de carboidratos provenientes de fibras para se sentir satisfeito, permitindo que você diminua a ingestão total de carboidratos sem se sentir com fome ou perder fibras, vitaminas e minerais valiosos. Caso você seja novo no mundo das fibras dietéticas e alimentos integrais, faça a mudança de modo gradual para que o seu sistema digestivo possa se adaptar ou você pode acabar produzindo mais gáses.

Diminua o consumo de leite - algumas pessoas não possuem a quantidade suficiente da enzima lactase no intestino para digerir a lactose, o açúcar do leite. Se você for intolerante à lactose, substitua o leite por suco de laranja com adição de cálcio ou leite de soja com adição de cálcio. Tente também iogurte ou manteiga, que em alguns casos podem ser consumidos por pessoas intolerantes à lactose, não causando gases. Para descobrir se a intolerância à lactose está por trás do seu excesso de gases, diminua ou elimine o leite por alguns dias para verificar se a sua flatulência desaparece.

Adicione um pouco de enzima - se você for alérgico à lactose mas não quer desistir do leite, é possível experimentar produtos vendidos sem receita como o Yakult, que contêm lactase, a enzima que ajuda a quebrar a lactose. Certifique-se de seguir as instruções da embalagem com cuidado.

Elimine os problemáticos - alguns alimentos são bem conhecidos por causar gases. Para descobrir se esses alimentos afetam você, pare de comê-los até que sinta que o problema da flatulência ficou menor, então comece a adicioná-los de volta à sua dieta, um por um. Se o seu corpo puder tolerar pequenas quantidades, aumente a ingestão gradualmente.

Cozinhe seus feijões - os feijões são uma grande fonte de fibras e proteína, mas para muitas pessoas, comê-los pode trazer resultados explosivos. Ao invés de desistir do feijão, tente mudar a maneira como você o está preparando. Deixe-o de molho na água durante a noite e pela manhã, troque a água e cozinhe por cerca de meia hora. Jogue essa água fora, coloque água limpa e cozinhe por mais 30 minutos. Escorra a água pela última vez, coloque água limpa e termine de cozinhar.

0 comentários:

Design konnio.com