terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dieta de baixo consumo de carboidratos

Em 1972, o Dr. Robert Atkins publicou pela primeira vez o livro Dr. Atkins New Diet Revolution, que recomendava um novo jeito de fazer regime. Antes disso, fazer regime implicava diminuir o número de calorias ingeridas por dia ou diminuir as gorduras e carboidratos ingeridos. Mas a dieta do Dr. Atkins era estritamente focada na limitação do consumo de carboidrato. Mas o que são carboidratos?
Você provavelmente já ouviu falar sobre "carboidratos" e "carboidratos complexos". Eles estão presentes em vários alimentos, como arroz, massa, pão, biscoitos, cereal, frutas e vegetais. Os carboidratos fornecem a energia básica para o corpo. Podemos imaginar a relação do nosso corpo com os carboidratos, assim como a relação entre um motor de carro e a gasolina.

O carboidrato mais simples é a glicose. A glicemia, também conhecida como "nível de açúcar no sangue" circula pela corrente sangüínea, estando disponível para todas as células do corpo. As células absorvem a glicose e convertem-na em energia para alimentar a célula.

A palavra "carboidrato" vem do fato da glicose ser feita de carbono e água. A fórmula química da glicose é:

C6H12O6




Podemos ver que a glicose é feita de 6 átomos de carbono (carbo...) e os elementos de seis moléculas de água (...hidrato). A glicose é um açúcar simples, o que quer dizer que para o nosso paladar, ela tem sabor doce. Existem outros tipos de açúcares simples, que você provavelmente já ouviu falar a respeito:

frutose
galactose
lactose
sacarose
maltose
Glicose, frutose e galactose são conhecidos como monossacarídeos. Lactose, sacarose e maltose são conhecidos como dissacarídeos (eles contêm dois monossacarídeos). Monossacarídeos e dissacarídeos são chamados de carboidratos simples. Quando você olha para um rótulo de "informações nutricionais" em uma embalagem de alimento ou vê "Açúcares" abaixo dos "Carboidratos" na etiqueta, essas informações são sobre esses açúcares simples.
Existem também os carboidratos complexos, geralmente conhecidos como "amido". Amido é um carboidrato complexo construído de cadeias de moléculas de glicose. Amidos são a maneira que as plantas usam para armazenar energia. As plantas produzem glicose e conectam as moléculas de glicose para formar o amido. A maioria dos grãos (trigo, milho, aveia, arroz) e batatas são ricos em amido. Seu sistema digestivo quebra um carboidrato complexo (amido) em suas componentes moléculas de glicose, para que a glicose possa entrar na corrente sangüínea. Entretanto, é necessário um longo período para decompor um amido. Se você toma uma lata de refrigerante cheia de açúcar, a glicose entrará na corrente sangüínea a uma taxa de aproximadamente 30 calorias por minuto. Um carboidrato complexo é digerido mais lentamente, então a glicose entra na corrente sangüínea a uma taxa de apenas 2 calorias por minuto. Carboidratos complexos podem conter alto teor de fibras, como o brócolis ou baixo teor de fibras, como as bananas ou as batatas. Os carboidratos complexos de grãos integrais têm absorção ainda mais lenta.

Os carboidratos não são as únicas substâncias usadas pelo corpo para obter energia. O corpo também utiliza proteínas e gorduras como combustível. A proteína está em alimentos como carne, aves, peixe e queijo. As gorduras são uma parte importante da nossa dieta. Muitos alimentos contêm gordura em diferentes quantidades. Comidas com alto teor de gordura incluem produtos derivados do leite, tais como manteiga e creme, assim como maionese e óleos. A idéia por trás dos regimes de baixo consumo de carboidratos é restringir a quantidade de carboidratos e aumentar a quantidade de proteína e gordura. Em outras palavras, seguir uma dieta de baixo consumo de carboidratos permitiria que você se deliciasse com um cheeseburger, mas você teria que pedir o sanduíche sem o pão. Lembre-se, pão contém carboidrato e o hambúrguer e o queijo contêm proteína e gordura. Então, dieta baseada em baixo consumo de carboidrato é o que parece ser: você pode comer proteína e gordura, mas deve limitar a quantidade de carboidratos.

0 comentários:

Design konnio.com