quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como lidar com a síndrome do intestino irritável

Como uma visita inesperada que chega quando você está para sair ou o conhecido chato que não pára de falar no telefone, a síndrome do intestino irritável, ou SII, chega quando e onde bem entende. Na verdade, cerca da metade das pessoas que vão ao médico com reclamações de problemas digestivos tem a SII.

Como o nome sugere, os sintomas da SII realmente são irritantes e também dolorosos, como prisão de ventre, diarréia, algumas vezes acompanhadas de inchaço e cãibras. E, mais irritante que isso, é alguém dizendo para você que é tudo psicológico. Nada pode estar mais longe da verdade. Não há causas ou curas para a SII, também conhecida como cólon espástico, mas os especialistas da saúde sabem que há maneiras de se defender desta fera abominável.

Mantenha um diário - isto é importante para ajudar você e seu médico a determinar qual a possível causa do seu desconforto ou quais são os fatores que podem agravar a situação. Por cerca de duas semanas, registre tudo o que comeu, o seu humor, o estresse pelo qual passou e como foi que seu estômago se sentiu (mulheres também devem registrar as datas do ciclo menstrual, já que algumas sofrem mais com a SII quando estão perto da menstruação).

Ao anotar os momentos de estresse, por exemplo, você perceberá as causas e tomará as medidas necessárias para alterar uma situação estressante. E, no caso da alimentação, poderá diminuir ou eliminar certos alimentos que parecem agravar os sintomas (consulte a próxima seção).

Aprenda como relaxar - o estresse costuma aumentar a SII. Na verdade, alguns pacientes têm suas maiores crises de SII logo após uma situação estressante. O primeiro passo para aprender como relaxar é simplesmente estar consciente do motivo pelo qual seus músculos estão tensos. Procure relaxar e, principalmente, evitar tais situações.

Uma boa técnica é o relaxamento muscular progressivo. Um por um, você tensiona (contrai) e depois relaxa cada grupo muscular, passando pelo corpo todo. Isso permite ficar mais consciente de como seus músculos se sentem quando estão tensos e quando estão relaxados.

Embora esta técnica possa ser útil para algumas pessoas, tente diferentes métodos de relaxamento e veja qual melhor se adapta a você.

Esteja preparado para cair e levantar - várias vezes, as pessoas vêem o mundo de uma maneira "8 ou 80" em vez de perceber que existem outros números no meio. Elas são perfeccionistas e nunca estão dispostas a ceder. Este tipo de atitude pode ter um efeito negativo sobre o sistema digestivo. E é verdade, as pessoas que encaram a vida de maneira mais tranqüila permanecem mais saudáveis e não sofrem tanto com a SII. Por isso, a maneira que os portadores da SII podem se ajudar é enfrentar e compreender seus medos e preocupações. Um terapeuta ou algum profissional dessa área pode ajudar.

Imagine-se em ambientes sem estresse - a mentalização é uma técnica de relaxamento que ajuda a tirá-lo do aperto. Feche seus olhos e imagine uma cena relaxante. Mas faça isso imaginando os detalhes, como se os seus sentidos fossem afetados nessa cena: visão, audição, olfato, tato e paladar. Pode ser que CDs de relaxamento ou CDs com sons calmantes da natureza ou mesmo uma música ajudem-no a visualizar cenas relaxantes.

Faça exercícios - a atividade física ajuda o sistema digestivo a trabalhar da maneira correta. Os exercícios também podem auxiliar os portadores de SII fazendo-os esquecer dos sintomas e promover a liberação de endorfinas, os hormônios do corpo que lhes fazem sentir bem e controlam a dor. Mas prefira exercícios moderados, já que treinamentos extenuantes podem causar desarranjo intestinal. Os maratonistas, por exemplo, costumam sofrer com isso.

Respire fundo quando estiver estressado - esta é a maneira mais fácil e rápida de liberar a tensão de seu corpo quando não houver tempo para fazer exercícios ou técnicas de relaxamento mais profundas. Respire profunda e lentamente, permitindo que seu peito suba e desça devagar. Concentre-se na inspiração e na expiração.

Coma mais devagar - comer muito rápido aumenta a probabilidade de engolir ar, que pode percorrer o sistema digestivo na forma de gases intestinais. Mascar chiclete também pode fazer com que engula ar.

Faça várias refeições menores - refeições com muita comida podem sobrecarregar o sistema digestivo, causando dores. Por outro lado, se fizer refeições menores e com mais freqüência, facilitará o trabalho do seu corpo.

Aumente a ingestão de fibras - as fiibras, conhecidas por auxiliar no alívio da prisão de ventre, também podem amenizar os sintomas da SII. Frutas e vegetais frescos, pães e cereais integrais são boas fontes de fibra. Vá aumentando a ingestão de fibras de maneira gradativa para que seu corpo tenha a chance de se ajustar (talvez sinta um pouco de inchaço, mas deve passar em, no máximo, quatro semanas) e lembre-se de beber bastante água para mantê-las passando pelo corpo de maneira suave.

Diminua a cafeína - encontrada no café, chá, chocolate, refrigerantes do tipo cola e em alguns medicamentos, a cafeína pode estimular o intestino e causar azia e dores.

Corte a gordura da sua alimentação - carnes gordurosas, manteiga e óleos são mais difíceis para o corpo digerir.

Cuidado com os laxantes - laxantes a base de magnésio são relativamente seguros (exceto para quem tem problemas nos rins), mas o melhor ainda é conversar com seu médico antes de usá-los, pois alguns médicos preferem que os pacientes com SII simplesmente não usem laxantes. Além disso, verifique os rótulos e siga as instruções do fabricante com cuidado. O uso em excesso de laxantes que contêm estimulantes pode prejudicar seu intestino.

Menos álcool - sim, ele também pode causar desarranjos intestinais.

Não fume - fumar pode afetar o movimento do sistema digestivo.

Estas informações são apenas para fins ilustrativos. ELAS NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alteração de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados decorrentes da leitura ou instruções contidas neste artigo. A publicação destas informações não constitui a prática da medicina e não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da área de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da área de saúde.

0 comentários:

Design konnio.com