quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A ressuscitação cardíaca e as doenças infecciosas

A RC é uma parte importante em emergências como a parada cardiorespiratória e poderia salvar milhares de vidas por ano, mas, na maioria dos casos, as vítimas não recebem esta técnica, mesmo que os espectadores saibam aplicar a RC.
Por que as pessoas não fazem RC em estranhos? Um grande número de pessoas tem medo de contrair doenças durante a respiração boca-a-boca. Este medo aumentou devido ao aparecimento de doenças infecciosas, como a Aids, que é transmitida por fluídos corporais. Estudos documentam somente três casos de infecção pelo HIV após participar de uma RC. As três vítimas apresentavam lesões cutâneas extensas.

Para diminuir o medo das pessoas, o curso de RC incorpora equipamentos de proteção pessoal aos passo a passo. Alguns dos equipamentos são:

luvas - previnem o contato com a saliva (se você tiver que tocar a boca) e sangue (se a vítima tiver cortes ou ferimentos);

máscaras de ressuscitação - permitem que a respiração artificial seja feita através de uma barreira, que impede o contato com a saliva e membranas mucosas.

Máscara de ressuscitação


O único inconveniente é que você vai ter de levar um kit de RC para onde for, pois como as pessoas não planejam quando irão ter uma parada cardiopulmonar, nunca se sabe quando esses equipamentos serão necessários.

0 comentários:

Design konnio.com