quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Passo a passo da ressuscitação cardíaca

Passo a passo da RC
Checando o pulso
Parada cardiorespiratória significa que o coração e os pulmões pararam de funcionar corretamente, então deve-se verificar se a vítima está respirando e se o coração está batendo. No entanto, as orientações da RC não exigem que um leigo cheque o pulso da vítima antes de realizar a técnica. Por quê?
A resposta é que uma pessoa comum tem muita dificuldade para achar e medir o pulso de forma precisa. Pense em como é complicado achar o próprio pulso e depois imagine tentar repetir o processo em uma pessoa inconsciente. Se alguém não está respirando, seu coração está correndo o risco de parar (se já não parou) devido à falta de oxigênio. Como os primeiros passos da RCP são relacionados ao estado respiratório da vítima, você pode tentar fazê-la respirar novamente. Depois, deve checar o pulso. Pular a checagem de pulso inicial simplifica a RCP e economiza um tempo precioso. Cada minuto que passa antes da RC ser realizada diminui de 7 a 10% a chance de sobrevivência da vítima.

O que deve ser feito para ajudar uma vítima aparentemente inconsciente? O primeiro passo é confirmar se ela está realmente inconsciente. Para provocar alguma reação, chame o nome dela e a sacuda gentilmente, como se estivesse tentando acordar alguém pela manhã. Você também deve verificar se a vítima está respirando. Se tentar realizar a RC em uma pessoa que não está sofrendo parada cardiopulmonar, você pode machucá-la.
Se não conseguir acordá-la, a próxima coisa a fazer é pedir para alguém ligar para a emergência. Paramédicos estarão a caminho do local enquanto você realiza a RC. É apenas uma maneira de ganhar tempo enquanto a vítima não recebe cuidados intensivos.

Depois de chamar a assistência médica, você deve realizar a RC. Para a RC funcionar, a vítima deve estar deitada de costas em uma superfície plana. Se estiver de bruços, vire-a de costas gentilmente, apoiando o seu pescoço. Quando a pessoa estiver nesta posição, você pode usar as dicas abaixo durante o processo:


via respiratória: desobstrua as vias respiratórias
boca-a-boca: faça a respiração boca-a-boca
circulação: comece a fazer as compressões no peito
Vamos descrever estes passos em detalhes na próxima seção.

0 comentários:

Design konnio.com