terça-feira, 29 de janeiro de 2008

prevenir os sintomas da diverticulose e o desenvolvimento da diverticulite

Tratamentos dietéticos

Uma dieta rica em fibras, com pouca gordura e açúcar, pode prevenir os sintomas da diverticulose e o desenvolvimento da diverticulite.

Antigamente, a dieta recomendada para os portadores de diverticulose tinha baixo teor de fibras. Pensava-se que as "fibras" pudessem irritar as bolsas diverticulares e causar inflamação. Hoje, entretanto, sabemos que essa idéia é absolutamente errônea. As pessoas que fazem uma dieta pobre em fibras, com poucos grãos integrais, frutas e verduras têm mais probabilidade de desenvolver a diverticulose do que as que fazem uma dieta rica em fibras.

Acrescentar mais frutas e verduras a sua
dieta diária pode prevenir a diverticulose

Para ajudar a prevenir a doença ou mantê-la sob controle, você deve adicionar gradualmente fibras a sua dieta e beber muito líquido. Recomenda-se fazer refeições regulares, ser fisicamente ativo, descansar e controlar o estresse.

Uma dieta rica em fibras é recomendada para diminuir a constipação e a pressão correspondente necessária para eliminar o material dos intestinos. O objetivo é encontrar a quantidade de fibras que permita que você tenha evacuações fáceis e regulares; provavelmente, na variação de 20 a 35 gramas de fibras, diariamente. Se você não tem o hábito de comer muita fibra, aumente seu consumo gradualmente. Se você for extremamente zeloso, pode piorar as coisas - comer uma grande quantidade de fibra muito rápido pode provocar gases e distensão abdominal (sensação de barriga estufada).

O conselho para as pessoas com diverticulose era evitar todo tipo de nozes, sementes e cascas. Hoje, recomenda-se que sejam evitados somente alimentos picantes, duros ou grandes o suficiente para irritarem ou ficarem presos nos divertículos. Eles incluem nozes, cascas de milho e sementes de gergelim, cominho, abóbora e girassol.

Outros alimentos com sementes pequenas e macias geralmente não são problema; incluem as sementes de tomate, abobrinha, pepino, morango, framboesa e papoula. Se seu intestino funciona fácil e regularmente, provavelmente você poderá comer a maioria dos alimentos. Se acha que certo alimento o incomoda, o melhor é evitá-lo.

Para saber o tipo de alimento rico em fibras que você deve acrescentar na sua dieta gradualmente, veja a tabela abaixo.

EXCELENTES FONTES DE FIBRAS PARA SUA DIETA


Frutas Porção Quantidade de fibras
Maçã crua e com casca 1 média 4 gramas
Pêssego cru 1 média 2 gramas
Pêra crua 1 média 4 gramas
Tangerina crua 1 média 2 gramas
Verduras Porção Quantidade de fibras
Aspargo fresco e cozido 4 brotos 1 grama
Feijão cozido, enlatado e liso 1/2 xícara 6,5 gramas
Feijão fresco e cozido 1/2 xícara 8 gramas
Feijão-de-lima fresco e cozido 1/2 xícara 6,5 gramas
Brócolis fresco e cozido 1/2 xícara 2,5 gramas
Couve-de-bruxelas cozida 1/2 xícara 2 gramas
Repolho cru cortado 1 xícara 2 gramas
Cenoura fresca e cozida 1/2 xícara 2,5 gramas
Couve-flor fresca e cozida 1/2 xícara 1,5 gramas
Alface romana 1 xícara 1 grama
Batata cozida com casca 1 média 5 gramas
Batata fresca e cozida 1 média 3 gramas
Espinafre fresco e cozido 1/2 xícara 2 gramas
Abobrinha cozida 1 xícara 3 gramas
Abóbora vermelha cozida 1 xícara 6 gramas
Tomate cru 1 1 grama
Grãos Porção Quantidade de fibras
Pão integral 1 fatia 2 gramas
Farelo de cereais, 100% 1/2 xícara 8 a 15 gramas
Farelo de cereais em flocos 3/4 xícara 5 gramas
Aveia cozida 3/4 xícara 3 gramas
Arroz integral cozido 1 xícara 2,5 gramas
Arroz branco cozido 1 xícara 1 grama

Opções vegetarianas

Alguns pesquisadores afirmam que os vegetarianos têm um baixo índice de diverticulose. Estudos mostraram que os vegetarianos (que não comem carne bovina, ave ou frutos do mar) seguem uma dieta mais rica em fibras e mais pobre em gordura do que a dieta feita pela população em geral, além de terem índices menores de diverticulose e câncer do cólon.

Para uma pessoa com diverticulose, talvez uma dieta vegetariana seja uma boa idéia. Seguem algumas dicas de escolha de alimentos:

coma uma variedade de grãos integrais, feijões e verduras, sendo que todos possuem proteína;
não sobrecarregue suas refeições com ovos e produtos derivados do leite, pois isso resultará em uma dieta rica em gordura e colesterol;
cozinhe as verduras, se cruas elas causarem irritação.
Se estiver procurando mais remédios além da dieta, pode considerar os tratamentos alternativos, como acupuntura, hidroterapia ou fitoterapia. Verifique a última seção para obter mais detalhes sobre as curas alternativas.

0 comentários:

Design konnio.com