terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Branqueadores dentais

Se os seus dentes perderam o brilho, você pode tentar usar um dos vários kits para clareamento dental vendidos em farmácias, supermercados e até na internet. Alguns são um gel que pode ser aplicado em cada dente ou com uma espécie de protetor bucal semelhante aos usados por atletas, durante à noite por um período prescrito pelo dentista - geralmente de duas a quatro semanas. Você também pode comprar adesivos de branqueamento dental, que são pedaços flexíveis de plástico que colam nos dentes. Existem também "canetas de branqueamento" que têm pontas de esponja para aplicar o agente branqueador.

No início, os dentistas eram céticos em relação aos sistemas caseiros de branqueamento, mas agora muitos não só aceitam como os prescrevem para seus pacientes. Os kits para uso doméstico, tanto os vendidos em lojas como os prescritos pelos dentistas, contêm 10% de peróxido de carbamida. O peróxido clareia os dentes removendo a descoloração da superfície e muitas das manchas mais profundas. Ele penetra nos dentes para eliminar as manchas que se acumularam durante anos.

Os dentistas podem fazer um procedimento similar no consultório, utilizando produtos que tenham uma concentração maior de peróxido. Pesquisas sugerem que uma concentração maior de peróxido é mais eficiente para clarear os dentes. Eles também podem usar lasers que intensificam os efeitos do peróxido. Além disso, enquanto os kits para uso doméstico levam semanas para produzir resultados, o clareamento feito no consultório geralmente fica pronto em uma única sessão de mais ou menos uma hora (por isso é mais caro).

De acordo com a American Dental Hygienists' Association ( Associação Americana de Higiene Dental), 96% das pessoas que têm manchas causadas por envelhecimento, tabaco, café, chá ou outras bebidas percebem os dentes mais claros após o uso de agentes/kits para branqueamento dos dentes. No entanto, estes produtos são menos eficazes para manchas causadas por medicamentos, como a tetraciclina e por super-exposição ao flúor. Vale a pena lembrar que eles só funcionam em dentes naturais, portanto não clareiam jaquetas, coroas, vernizes, obturações ou dentaduras. Além disso, as pessoas que usam aparelhos dentários não devem usar branqueadores.

Embora a idéia de colocar peróxido na boca só para clarear os dentes possa parecer extrema, estes produtos oferecem poucos riscos. A American Dental Association pôs seu selo de qualidade ADA em muitos deles, mas aconselha os pacientes a usá-los somente após a consulta com um dentista.

O branqueamento pode causar sensibilidade nos dentes. As pessoas que usam kits com protetores bucais às vezes desenvolvem irritação na gengiva. Estes problemas, no entanto, parecem ser passageiros. Há relatos raros de danos permanentes da dentição, causados por branqueadores de maior concentração, aplicados por profissionais. Se você experimentar um produto branqueador em casa, siga as instruções e não aplique mais do que o recomendado. O excesso pode causar danos ao esmalte do dente.

Além dos kits para branqueamento, você pode encontrar muitos cremes dentais branqueadores. Eles podem ajudar a eliminar manchas superficiais, mas não alteram a cor do dente. Cuidado com as pastas que usam ingredientes abrasivos para eliminar as manchas, pois elas podem danificar os dentes.

A melhor maneira de clarear os dentes é agir para que eles não fiquem manchados. Deixando de lado alguns maus hábitos, você pode ter um sorriso branco e saudável.

0 comentários:

Design konnio.com