terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Causas psicológicas da disfunção sexual feminina

A depressão afeta todas as áreas de sua vida, desde levantar pela manhã até seus hábitos alimentares e interação social. Não é nenhuma surpresa que uma das primeiras vítimas da depressão seja sua vida sexual. Falta de energia, baixa auto-estima e até culpa por não se sentir "normal" podem roubar seu desejo.

Vergonha, culpa e emoções conflitantes sobre seu corpo e sexualidade, normalmente devido a experiências precoces durante a infância e a ensinamentos, assim como abuso sexual, estupro e experiências sexuais ruins podem causar vaginismo.

No vaginismo, os músculos do terço inferior da vagina se contraem de maneira involuntária e tão severa que produzem dor, tornando a relação sexual impossível. O vaginismo é reversível se tratado com técnicas de relaxamento, que permitem que a mulher, em estágios, relaxe a musculatura a ponto de inserir o próprio dedo, depois o dedo do homem e finalmente o pênis. Converse com seu ginecologista para obter mais informações sobre estas técnicas.

Intimidade

Para muitas mulheres, o desejo e a resposta sexual requerem intimidade - esta é a grande diferença entre a resposta sexual masculina e a feminina. Ruth Jacobowitz, colunista da área de saúde, explica que "os homens dão amor em troca de sexo e as mulheres dão sexo em troca de amor".

Apesar disto não ser válido para todos os homens e mulheres, acredita-se que se você não tem um bom relacionamento com seu parceiro, também não terá uma boa vida sexual. Estes costumam ser os ingredientes essenciais para a excitação feminina: auto-estima, autoconfiança, se sentir atraente, amada e protegida.

Escolha do momento

As categorias de causas físicas e psicológicas de problemas sexuais podem ser divididas entre aquelas que são simplesmente devido a diferenças entre homens e mulheres. Por exemplo, disparidades no desejo sexual infelizmente são fontes comuns de frustração, culpa e, algumas vezes, hostilidade.

Na realidade, é raro para um casal sentir o mesmo desejo exatamente ao mesmo tempo. Normalmente é necessário negociar e ceder. O estado de excitação do homem geralmente é mais rápido do que o da mulher, o que explica por que o orgasmo mútuo, tão almejado, não é fácil de atingir. Isto não é falta de compatibilidade, como muitos casais podem acreditar, mas uma diferença biológica de cerca de 3 minutos: o estado de excitação do homem dura quase 10 minutos, enquanto o da mulher mais ou menos 13.

Mais uma vez, a comunicação é essencial. Os casais podem tentar prolongar as preliminares para permitir que a mulher acompanhe o parceiro. Outra opção é que a mulher aprenda a pensar em fantasias ou outras coisas para se excitar antes ou, se o homem terminar primeiro, pode se concentrar em satisfazer os desejos da mulher. Os casais também precisam fazer novas tentativas para descobrir do que gostam ou não. É fácil para um casal cair em uma rotina monótona. Lembre-se, variedade é importante.

Em algum dia próximo, podem ser descobertos remédios que ajudem as mulheres a resolver seus problemas sexuais. Veja a página seguinte para aprender mais sobre estes avanços em potencial.

Estas informações são apenas para fins ilustrativos. ELAS NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS CONSELHOS MÉDICOS. Os Editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alteração de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados decorrentes da leitura ou instruções contidas neste artigo. A publicação desta informação não constitui a prática da medicina e ela não substitui o conselho de seu médico ou outro profissional da área da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da área da saúde.

0 comentários:

Design konnio.com