terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como posso saber se estou com cárie

Pode paracer um pouco estranho, mas a grande maioria das cáries são completamente indolores. Isso porque o esmalte externo do dente não tem nervos. A dor só acontece quando a cárie entra na dentina, deixando-a sensível. Os sintomas mais comuns são o aumento da sensibilidade a comidas frias e/ou doces e bebidas. A cárie é, normalmente, responsável pela quebra dos dentes. Ela enfraquece o dente, especialmente quando se forma sob uma obturação ou na ponta do dente e pode causar uma fratura ao se fechar os dentes.
Pacientes se descuidam quando sabem que têm poucas cáries, mas não têm sintomas. É muito melhor tratar uma cárie pequena do que esperar até que a dor apareça. Se os sintomas aparecem depois de muito tempo, a cárie pode se espalhar e infectar a polpa do dente, fazendo com que o paciente precise de um tratamento de canal ou de uma extração para eliminar a infecção. Nunca esqueça que muitos problemas dentais são traiçoeiros, ou seja, eles enganam você. Fazer exames regulares, pelo menos duas vezes por ano, irá reduzir muito a probabilidade de uma cárie passar despercebida ou se espalhar, causando dor e infectando a polpa do dente.

Como os dentistas detectam as cáries?
As cáries são detectadas de várias formas. A mais comum é a clínica (manual) e através de exames radiográficos (raio-X). Durante um exame clínico, o dentista usa um instrumento chamado explorador para analisar o dente e procurar por cáries. Se o explorador "agarra", isso significa que o instrumento encontrou uma fraqueza, uma parte do dente danificada pelo ácido, ou seja, uma cárie. Dentistas podem usar um exame visual para detectar cáries. Dentes que apresentam cores diferentes, normalmente marrom ou preto, podem muitas vezes indicar uma cárie. Radiografias dentais, especialmente check-ups ou radiografias de somente uma parte da boca são muito úteis na localização de cáries que estão escondidas entre os dentes ou abaixo da linha da gengiva. Estas cáries escondidas são difíceis ou impossíveis de serem detectadas visualmente ou com o explorador. Em alguns casos, nenhum destes métodos é adequado e o dentista deve usar uma substância reveladora para diagnosticar uma área suspeita do dente

0 comentários:

Design konnio.com