quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Como lidar com a artrite

Como lidar com o problema
Não há cura para a artrite, mas é possível adotar várias técnicas que o deixarão mais ativo. Aqui vão algumas dicas para aliviar o desconforto.

Mantenha-se em movimento - continue movimentando suas articulações da melhor maneira que puder, pois isso ajuda a manter suas articulações funcionando bem por um período mais longo e, ao mesmo tempo, dá a você muito mais ânimo. Caminhar, cuidar do jardim e mesmo limpar a casa pode ajudar as suas articulações.

Exercite-se o máximo que puder - há diferentes tipos de exercícios que são usados para ajudar pacientes com artrite. Os exercícios mais simples e fáceis que podem e devem ser feitos por quase todos os pacientes com artrite, todos os dias, são chamados de exercícios de amplitude de movimento. Esses exercícios de flexibilidade ajudam a manter uma boa movimentação ao fazer as articulações passarem por toda sua amplitude de movimentos. Eles podem ajudar a reduzir o risco de ferimentos nas articulações e também aquecem para os exercícios mais fortes.

Exercícios aeróbicos como caminhadas e natação, não só ajudam a tonificar os músculos e aumentar sua resistência, como também melhoram a saúde do coração, vasos sangüíneos e pulmões, além de serem muito bons para perder peso. Exercícios aeróbicos em que a intensidade é controlada pelo peso do seu corpo, como caminhadas ou uma partida de tênis (ao contrário da natação, em que a água oferece resistência ao seu movimento), também servem para fortalecer os ossos. Você deve tentar gradativamente alcançar pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos quase todos os dias.

E por último, também é uma boa idéia incluir exercícios de resistência duas ou três vezes por semana para fortalecer os músculos que apóiam e ajudam a proteger as articulações. Os exercícios isométricos, nos quais você cria resistência ao enrijecer um músculo sem movimentar a articulação, também podem ser particularmente bons para pessoas com artrite. Certos exercícios isotônicos, nos quais você faz força com os músculos movimentando as articulações (movimentação das articulações do braço segurando pesos são exemplos desse tipo de exercício), também podem ser feitos. Para determinar quais são os melhores exercícios para ganho de força e para você aprender como executá-los de maneira segura e eficiente, consulte o seu médico ou fisioterapeuta.

Exercíte suas mãos na água - experimente fazer seus exercícios para a mão em uma pia cheia de água quente.

Não exagere - se os exercícios só pioram sua dor, diminua a freqüência e a quantidade. É claro que se a atividade trouxer alívio, você encontrou um tipo de exercício que vale a pena continuar fazendo. Adapte sua rotina para incluir os exercícios que lhe proporcionam maior alívio e mais prazer.

Brinque em uma piscina - se você acha difícil executar até os movimentos mais simples, uma piscina aquecida ou a hidromassagem podem ser perfeitas para os seus exercícios. Experimente alguns exercícios mais simples enquanto está na água. A força da flutuação vai ajudar a reduzir o impacto nas suas articulações. Além disso, a água aquecida ajuda a deixar as articulações mais relaxadas e os músculos mais flexíveis. Em uma emergência, um chuveiro quente já ajuda: deixar a água correr pelas suas costas, por exemplo, pode ajudar a aliviar a rigidez e a sensação de desconforto.


2006 Publications International, Ltd.
Se você acha difícil executar até mesmo os movimentos mais simples,
uma piscina pode ser o lugar ideal para seus exercícios


Não abuse dos cremes vendidos sem receita médica - esses cremes para artrite podem dar um alívio temporário ao aquecer as articulações. No entanto, usá-los por tempo demais pode ativar enzimas que lesam a cartilagem nas articulações.

Cuidado ao utilizar medicamentos para a dor - remédios para aliviar a dor, como o analgésico paracetamol, aspirina e outros anti inflamatórios não esteróides, incluindo o ibuprofeno e o naproxeno, costumam ser seguros, relativamente baratos e podem trazer muitos benefícios para os pacientes com artrite. No entanto,esses remédios podem ter efeitos colaterais e alguns deles não podem ser usados por certas pessoas. É importante que você discuta as opções de tratamento com o seu médico. Isso é verdade especialmente para os vários pacientes com artrite que precisam usar um desses medicamentos regularmente. E após ter conversado com o médico, siga as instruções dele ao usar esses produtos para evitar possíveis reações adversas graves.
Coloque um cachecol - não no pescoço, mas ao redor do cotovelo ou do joelho quando essas articulações doerem. O calor pode trazer algum alívio. Mas cuidado para não enrolar com muita força.

Coloque um par de luvas feitas de tecido que estica - a tensão pode ajudar a reduzir o inchaço nos dedos com artrite e o calor criado pelas mãos cobertas pode diminuir a dor nas articulações.

Use luvas elétricas - os caçadores usam essas luvas com baterias para manter as mãos quentes durante as manhãs frias no meio do mato, mas elas podem ajudar pessoas com artrite também. Use-as durante a noite toda enquanto dorme.

Use penas - cobertores de penas de ganso aquecem as articulações e ajudam a aliviar a dor. Para aqueles alérgicos a penas, um cobertor elétrico pode trazer algum alívio.

Cuidado com o seu peso estar acima do peso coloca mais tensão sobre as articulações. Para falar a verdade, um ganho de peso de 4,5 kg pode significar um aumento de tensão de cerca de 18 kg sobre os joelhos. Por isso, se estiver com uns quilinhos a mais, perdê-los pode ajudar a melhorar o funcionamento das articulações.

Duvide de soluções milagrosas - frustrados pela dor crônica da artrite, alguns pacientes buscam um mundo de promessas de 100% de alívio, seja com uma certa droga miraculosa, uma dieta moderna ou algum outro tipo de tratamento alternativo. Infelizmente, a verdade é que a artrite não possui uma cura no momento. Então, antes de ficar ansioso quando ouvir o próximo testemunho de alguém que foi totalmente curado, tenha cuidado. Obtenha todas as informações. Consulte o seu médico ou outro profissional da área da saúde. Mesmo técnicas já conhecidas, como usar um bracelete de cobre, devem ser enxergadas com um olhar cético, diz a maioria dos especialistas. E lembre-se: se algo parece bom demais para ser verdade, então provavelmente não é verdade

0 comentários:

Design konnio.com