terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dermatite atópica

É chamada de dermatite atópica porque a "atopia" é uma tendência hereditária na qual a pessoa está predisposta a desenvolver múltiplas desordens alérgicas, incluindo asma, febre do feno e alergia a alimentos. Se você ou um membro da família têm algum problema alérgico, as chances de desenvolver a dermatite atópica são maiores.

Apesar da dermatite atópica estar associada a desordens alérgicas, ela não é uma reação alérgica a uma substância específica, como é o caso da dermatite alérgica de contato. Ao invés disso, a dermatite atópica é uma inflamação crônica da camada externa da pele que coça muito e pode ser agravada por uma variedade de fatores, como mudanças de temperatura, infecções da pele, irritação por roupas ou produtos químicos e estresse emocional.

Este tipo de dermatite aparece com mais freqüência em crianças com menos de cinco anos e a maioria dos casos se resolve na idade adulta. Porém, o problema pode aparecer pela primeira vez na idade adulta e continuar depois de ter aparecido na infância.

O principal sintoma da dermatite atópica é uma urticária que coça muito, apesar de a coceira poder aparecer antes da urticária. Em crianças, a urticária pode aparecer primeiro em locais específicos como bochechas, queixo, cabeça, nádegas e extremidades. Eventualmente pode atingir áreas maiores do corpo. Em crianças mais velhas e em adultos, a urticária tende a aparecer em áreas menores e mais limitadas, como ao redor da boca e dobras da pele, especialmente na dobra do braço e parte posterior do joelho. A lesão pode parecer seca e escamosa no começo, mas quando a pessoa coça causa uma inflamação, aumentando a coceira e levando à formação de bolhas e crostas ou rachaduras e infecções secundárias. Como resultado, algumas áreas da pele podem engrossar e endurecer. A pele de uma pessoa com dermatite atópica tende a perder a umidade e ficar ressecada com facilidade e é mais vulnerável à dermatite irritante de contato.

Neste caso é importante proteger a pele de mais irritação e aliviar a coceira. Há algumas dicas que podem ajudar a aliviar o problema.


Lave as roupas novas antes de usar - isso ajuda a remover o formaldeído e outras substâncias potencialmente irritantes usadas para tratar os tecidos.

Enxágüe várias vezes - até mesmo se você usa um detergente suave, é uma boa idéia enxaguar suas roupas várias vezes para ter certeza de que todo o sabão foi removido.

Use roupas folgadas e de tecidos naturais - para que sua pele possa respirar, escolha roupas soltas, com tecidos de algodão ou mistos de algodão.

Mantenha a temperatura constante - mudanças bruscas de temperatura podem irritar a pele, então tente evitar esse problema sempre que possível. Também procure manter o nível de umidade constante dentro da sua casa.

Mantenhas as unhas curtas - com as unhas curtas é mais difícil conseguir coçar, diminuindo a chance de lesionar a pele que já está sensível.

Hidrate a pele com um banho de banheira ou de chuveiro - use água morna e fique no banho por pelo menos 15 minutos. Evite usar uma toalha para secar a pele, pois as toalhas são abrasivas.

Escolha produtos não agressivos - escolha um sabonete suave, um sabonete neutro ou um sabonete líquido. Enxágüe completamente, retire o excesso de água e passe um hidratante sobre a pele para manter a umidade. Vaselina líquida é o melhor produto para manter a umidade da pele após o banho.

Use hidratante durante todo o dia - é extremamente importante que as pessoas com dermatite atópica mantenham sua pele hidratada.

Use protetor solar com FPS 15 ou maior - uma queimadura solar só vai irritar ainda mais a pele.

Tome banho logo após sair da piscina - o cloro e outras substâncias químicas usadas na maioria das piscinas podem irritar a pele sensível. Então, logo após sair da piscina, tome um banho usando sabonete neutro. Não esqueça de reaplicar seu hidratante.

Verifique a alimentação - alguns médicos acreditam que as alergias alimentares podem ter um papel importante na dermatite atópica, especialmente na infância; enquanto outros dizem que isso ainda não foi provado. Se você suspeita que algum alimento em particular agrava a alergia, retire-o da dieta por algumas semanas. Se a lesão melhorar e voltar quando você reintroduzir o alimento nas suas refeições, considere a possibilidade da retirada permanente da sua alimentação. Não elimine um grande número de alimentos ou um grupo alimentar inteiro sem consultar antes o seu médico. Se seu filho tem dermatite atópica e você suspeita de uma relação com uma alergia alimentar, trabalhe em conjunto com pediatra para investigar a possibilidade.

Algumas vezes, a adição de certos alimentos à dieta pode ajudar a aliviar a dermatite. Na próxima seção vamos discutir como a terapia nutricional, a fitoterapia e outros tratamentos alternativos podem ajudar a aliviar a coceira e outros sintomas.

0 comentários:

Design konnio.com