quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como lidar com efeitos colaterais de medicamentos

Medicamentos são receitados e usados exatamente porque produzem certos efeitos desejados sobre o corpo humano. A reação desejada causada por um medicamento é conhecida como a atividade da droga, ou efeito terapêutico. Mas medicamentos também podem apresentar efeitos indesejados algumas vezes. Esses efeitos indesejados são chamados de efeitos colaterais, reações adversas ou, em alguns casos raros, efeitos letais.

Mesmo sentindo efeitos colaterais pequenos, é muito importante continuar a tomar seus medicamentos exatamente da maneira como foram receitados.É aconselhável tomar a dose completa nos momentos corretos do dia, durante o tempo receitado por seu médico. Não é correto tomar uma quantidade menor de medicamentos para evitar efeitos colaterais ou porque você acha que está melhorando. Não é inteligente presumir que tomar metade da dosagem normal irá causar metade dos efeitos terapêuticos. Na verdade, uma dosagem menor pode não oferecer benefício nenhum.

Alguns efeitos colaterais são esperados e inevitáveis, mas outros podem surpreender tanto o médico quanto o paciente. Essas reações inesperadas podem acontecer devido à resposta particular do indivíduo à droga.

Eles estão classificados em duas categorias: efeitos colaterais evidentes e efeitos detectados em testes de laboratório. As conversas sobre o medicamento entre você e seu médico não devem se limitar aos efeitos colaterais identificados mais facilmente. Há outros menos óbvios e que também podem ser perigosos e é necessário que você tenha uma clara compreensão de quais são eles.

Se você sabe que um efeito colateral específico é esperado em uma determinada droga, é possivel relaxar um pouco. A maioria dos efeitos colaterais é temporária e não devem deixar você alarmado. Tudo o que sentimos é desconforto e incômodo por um período curto.

Por exemplo, é possível ficar sonolento após tomar um anti-histamínico ou ficar com o estômago irritado após tomar o antibiótico eritromicina. Claro que, se você acha que efeitos colaterais menores incomodam muito, converse sobre eles com seu médico. Talvez ele possa receitar outra droga ou pelo menos garantir benefícios maiores que os efeitos colaterais.

Há situações em que efeitos colaterais podem ser minimizados ou eliminados com a troca dos horários como por exemplo, tomando os remédios com as refeições. Certifique-se de consultar seu médico ou farmacêutico caso tenha dúvidas.

Alguns efeitos colaterais são sinais de um problema sério e até mesmo perigoso. Quando um novo medicamento é receitado, pergunte a seu médico quais sintomas indicariam que você precisa de atenção imediata.

As seções a seguir falam dos efeitos colaterais mais óbvios, divididos por partes ou sistemas afetados por remédios. A última seção discute os efeitos mais sutis ou percebidos apenas por meio de exames de laboratório. Com efeitos colaterais sutis, pode ser que você não perceba qualquer tipo de sintomas ou que perceba somente sintomas leves. Portanto, seu médico pode querer que você faça exames laboratoriais periódicos para garantir que nenhum efeito sutil esteja ocorrendo enquanto toma certos medicamentos.

Na próxima seção, vamos relacionar os efeitos colaterais que podem afetar o sistema circulatório.

Efeitos colaterais menores e comuns
Aqui estão alguns efeitos colaterais típicos seguidos de sugestões de como lidar com eles.

prisão de ventre: aumente a quantidade de fibras em sua dieta*; beba bastante líquido*; exercite-se*


diminuição da sudorese: evite trabalhar ou se exercitar sob o sol ou calor


diarréia: beba muita água para repor líquidos; se a diarréia persistir por mais de três dias, entre em contato com o médico


tontura: evite operar máquinas ou dirigir


sonolência: evite operar máquinas ou dirigir


boca seca: chupe balas ou pedaços de gelo ou mastigue chiclete sem açúcar


nariz/garganta seca: utilize umidificador ou vaporizador


retenção de fluidos (leve): evite colocar sal na comida; mantenha as pernas elevadas ao sentar


dor de cabeça: permaneça em repouso; tome aspirina* ou paracetamol*


insônia: tome o remédio no começo do dia*; evite cafeína após o meio-dia; pergunte ao médico sobre um programa de exercícios


coceira: tome banho freqüentemente ou aplique compressas úmidas


congestão nasal: se necessário, pingue soro no nariz*


palpitações (leves): descanse bastante; evite tensão; não beba café, chá ou refrigerantes do tipo cola; pare de fumar


estômago irritado: tome o remédio com leite ou comida*

0 comentários:

Design konnio.com