quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Dicas sobre gengivite

causa mais comum da gengivite é a má higiene bucal. Felizmente, a gengivite é reversível e a solução é realizar uma higiene bucal melhor. Aqui vão algumas dicas para prevenir a gengivite e, se você já a tiver, para "acabar com ela".

Use a regra "três por três" - a ADA afirma que a maioria das pessoas gasta menos de um minuto por dia com a higiene dos dentes. E isso está muito longe do ideal, dizem os dentistas. A regra básica é: escove os dentes três vezes ao dia por pelo menos três minutos a cada escovação. Pode parecer escovação demais - sem falar no uso do fio dental - mas esses nove minutos por dia podem poupá-lo de um grande problema.

Tente escovar a seco - fazer a escovação seca, ou sem creme dental, enquanto você faz outras atividades, como assistir TV, pode ajudar a remover as placas bacterianas.

Seja persistente - as chances são menores de você perder os dentes se você criar e mantiver uma rotina de escovação. Comece com a mesma parte da boca toda vez que escovar os dentes, sempre mudando de uma parte para outra na mesma seqüência.

Tenha calma - um dos maiores erros que as pessoas cometem quando escovam os dentes é fazer movimentos bruscos com a escova. Coloque pouca pressão e movimente a escova. O excesso de pressão não permitirá que as pontas das cerdas - a parte da escova que limpa os dentes - se movimentem de modo a fazer a limpeza adequada.

Além disso, evite movimentos rápidos. Em vez de mover a escova para cima e para baixo e passá-la com rapidez sobre vários dentes, escove alguns dentes de uma vez, mantendo a escova em um lugar.

Use escova macia - usar escova de dentes de cerdas duras pode machucar o tecido sensível da boca e provocar a gengivite. Sempre use escova de dentes de cerdas macias.

Escove a língua e o palato - muitos dentistas recomendam a seus pacientes que escovem a língua e o céu da boca quando forem escovar os dentes, o que diminui a quantidade de bactérias presentes e aumenta a circulação no tecido.

Use a eletricidade - experimente usar uma escova de dentes elétrica. No entanto, cuidado, porque nem todas as escovas elétricas são iguais. Peça orientação a seu dentista.




As escovas de dentes não foram feitas para limpar entre os dentes - para isso, existe o fio dental­

0 comentários:

Design konnio.com