terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Reduzindo sua pressão arterial com mudanças no estilo de vida

Ser diagnosticado com hipertensão pode forçar uma revisão completa de seu estilo de vida. Mas é óbvio que a maioria dessas mudanças necessárias para reduzir sua pressão arterial é aquilo que o médico vem lhe sugerindo há anos. Aqui vão alguns dos ajustes que você pode fazer para manter sua pressão sob controle:

Perca peso: perder uns quilinhos reduz a pressão arterial da maior parte das pessoas. Na verdade, para cada meio quilo perdido, sua pressão pode cair dois pontos. Perder peso pode ajudá-lo a diminuir a quantidade de medicamentos que você toma ou eliminar completamente a necessidade deles. Mesmo perder pouco peso já ajuda.

Medicamentos com mudanças de hábitos
Os medicamentos desempenham um papel importante quando a pressão arterial aumenta e chega próxima das áreas de risco do estágio 1 e 2. Ainda assim, os remédios não substituem as mudanças de hábitos.

Um estudo de pessoas com hipertensão leve descobriu que a combinação de medicamentos e mudanças de hábito (alimentação e exercícios) são mais eficazes do que qualquer um dos dois sozinhos para prevenir futuros ataques cardíacos e derrames. Para pessoas com casos mais graves de pressão alta, as mudanças e a medicação, em conjunto, podem resultar em doses menores das drogas, cortando tanto o custo como o risco de efeitos colaterais.

Compre um medidor de pressão arterial doméstico: caso tenha sido diagnosticado com pressão alta ou se seu médico quer mais medições antes de fazer um diagnóstico definitivo, ele pode ter lhe aconselhado a comprar um medidor doméstico.

O monitoramento doméstico apresenta vários benefícios. O primeiro e mais importante é avisar caso sua pressão se torne perigosamente alta, permitindo que você obtenha cuidados médicos assim que o problema começar. O segundo é que o monitor acaba economizando dinheiro, já que você não vai precisar ir tanto ao médico. Além disso, ele o deixa mais envolvido com os cuidados de sua própria saúde, permitindo que veja os benefícios das mudanças de hábito e tratamentos.

Você mesmo pode medir sua pressão arterial ou pode pedir para alguém medir para você. Tente verificar a pressão arterial sempre no mesmo horário todos os dias (ou com a freqüência que seu médico recomendar), pois ela costuma variar durante o dia.

Comece um programa de exercícios: a atividade física reduz a pressão arterial e ajuda a perder peso. Mas converse com seu médico antes de começar a se exercitar. Se sua pressão estiver muito alta, o médico pode querer reduzi-la antes que você comece um programa de exercícios. Isso é especialmente importante se você está sedentário há algum tempo. Os tipos de exercício que mais podem lhe beneficiar são as atividades aeróbicas, como caminhar, correr, subir escadas, aulas de aeróbica, natação, ciclismo, tênis, skate, ou qualquer outra coisa que eleve sua pulsação e sustente a elevação por pelo menos 20 minutos.

Os exercícios não aeróbicos, por sua vez, como levantar peso, fazer abdominais e barra, podem ser perigosos para pessoas com hipertensão. Esses tipos de exercícios não devem ser feitos sem o consentimento explícito de seu médico.

Tome seus remédios: ao contrário de outras doenças crônicas, como a diabete, é provável que você se sinta bem mesmo se não tomar seus remédios. Mas, dentro do corpo, a doença irá continuar a progredir e danificar os vasos de seus olhos, destruir seus rins, causar esforço para seu coração e por aí vai. Outro problema que pode ocorrer se você parar de tomar seus remédios é o efeito rebote, no qual sua pressão arterial sobe para um nível mais alto do que estava antes de ter começado a tomar o remédio.

Aprenda a relaxar: muitas pessoas não entendem o termo "hipertensão" direito e acabam pensando que ela significa que o paciente está tenso demais. Mas isso não é verdade. O termo é definido apenas pelos níveis da pressão arterial. No entanto, muitas pessoas com hipertensão possuem a tão falada personalidade do "Tipo A": agressivos, viciados em trabalho, hostis, frustrados ou bravos. Para essas pessoas, algum tipo de relaxamento, seja meditação, ioga, biofeedback, massagem ou simplesmente separar um tempinho para descansar pode ser uma parte importante do tratamento. Pessoas cronicamente estressadas liberam muita adrenalina em seus órgãos. Esse excesso de hormônio pode constringir as arteríolas (minúsculos vasos sangüíneos), fazendo que entrem em espasmo. É difícil para o coração empurrar o sangue através dessas arteríolas apertadas. O resultado? Pressão alta.

Diminua o álcool: uma quantidade maior do que um drinque por dia pode aumentar a pressão arterial. Mas quanto é um drinque? Uma dose com 30 ml de bebidas destiladas, um copo de vinho com 80 ml, uma cerveja com 360 ml - todos contêm 30 ml de álcool.

Pare de fumar imediatamente: fumar cigarros é a proibição número 1 entre as pessoas com hipertensão. A nicotina contida na fumaça não apenas faz com que a pressão aumente como também aumenta muito seu risco de ter um derrame. Fumar cigarros pode deixar seu sangue mais espesso e aumentar a propensão a coágulos. Esses coágulos nas artérias que vão ao coração podem causar um ataque cardíaco, ao passo que as presentes nas artérias que levam ao coração podem causar um derrame. A boa notícia é que os benefícios de parar de fumar são imediatos.

Após dois anos, o risco de desenvolver doença da artéria coronária cai para o mesmo nível de alguém que não fuma (por outro lado, pode demorar muito mais para o risco de câncer de pulmão chegar a esse nível). Seu médico pode recomendar algumas soluções para ajudá-lo a parar. E você pode tentar o adesivo de nicotina ou os chicletes de nicotina, que já estão disponíveis e podem ser comprados sem receita médica, para ajudar a largar esse hábito.

A gravidez também pode causar pressão alta, independentemente da saúde e do estilo de vida da mãe. Em nossa última seção, vamos examinar os cuidados especiais para grávidas que têm pressão alta.

0 comentários:

Design konnio.com