terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como eu posso prevenir cáries

Algumas pessoas são mais propensas a cáries do que outras?

Pessoas que têm fluxo de saliva reduzido em razão de doenças como a Síndrome de Sjogren - uma disfunção nas glândulas salivares -, que passaram por quimioterapias ou radioterapias e que fumam, são mais propensas a ter cáries. A saliva é importante no combate às cáries, pois ela pode eliminar a placa e os detritos alimentares e ajudar a neutralizar os ácidos produzidos pelos alimentos. Pessoas que têm dificuldades ou não conseguem remover a placa dos dentes possuem também grandes chances de ter cáries. Algumas pessoas possuem baixo pH na saliva, o que faz com que tenham baixa proteção contra cáries.

Como eu posso prevenir cáries?

A maneira mais fácil de prevenção às cáries é através da escovação dos dentes, removendo a placa, pelos menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições e antes de dormir. Passar fio dental pelo menos uma vez ao dia também é importante para retirar a placa que fica entre os dentes. A escovação deve ser feita com uma escova de dentes com cerdas macias, a um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. O processo de escovação deve durar mais ou menos 3 minutos. Uma boa idéia é pedir ao seu dentista para ajudá-lo, recomendando métodos de escovação.

A redução da quantidade e freqüência no consumo de doces pode diminuir o risco de formação de cáries. Se você vai tomar refrigerante, por exemplo, é melhor beber de uma só vez do que tomar um pouco a cada instante durante o dia. Melhor ainda é beber o refrigerante com um canudo, evitando assim o contado da bebida com os dentes. Visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano, fazendo exames e limpeza nos dentes, é essencial para a saúde bucal.

Para reduzir a incidência de cáries, use pasta de dente e anti-séptico bucal que contenham flúor. O flúor é um componente adicionado na maior parte dos reservatórios de água, pastas de dente e anti-sépticos bucais para ajudar na redução de cáries. Ele é incorporado aos nossos dentes e, à medida em que faz efeito, torna os dentes mais resistentes ao enfraquecimento.

A recente queda no número de cáries se deve à adição de flúor na água que bebemos. Essa adição é uma medida efetiva para a diminuição da incidência de cáries nos dentes, e aparentemente funciona. A Agência de Proteção Ambiental Americana determinou que a concentração aceitável de flúor na água da torneira é de 0,7 a 1,2 partículas por milhão. Níveis elevados podem fazer o flúor se transformar em calcário, que acaba descolorindo os dentes. Essa descoloração é conhecida como fluorose.

No Brasil, os níveis aceitos de fluor na água das torneiras são exatamente os mesmos, ou seja, de 0,7-12 partículas por milhão.

Se você é sensível a cáries, ou vive em uma área onde a água não tem flúor, seu dentista pode usar uma concentração maior nos tratamentos e prescrever flúor complementar, que pode ser em gel, tabletes ou pastilhas. Em alguns casos, próteses com flúor podem ser usadas durante o sono para ajudar a fortalecer os dentes e na prevenção de cáries.

Um procedimento chamado selante dental também pode ajudar a reduzir as cáries na parte de cima e dos lados nos dentes de trás (oclusivos, faces bucais e linguais). O selante é uma resina branca que cobre o dente, protegendo-o de buracos e fissuras. A aplicação de selantes é comum em crianças, para a prevenção de cáries nos novos molares que estão para nascer. Os selantes também são aplicados nos adultos, deixando os dentes protegidos, porém, não podem ser aplicados em dentes já obturados.

Pessoas que têm a boca seca estão mais expostas ao risco de cáries e devem pedir ao dentista para prescrever saliva artificial e umedecedores bucais. Também é recomendado mascar chicletes sem açúcar para estimular a produção de saliva. Finalmente, um anti-séptico bucal contendo gluconato de clorexina, também pode ser útil para acabar com as bactérias responsáveis pelo surgimento das cáries.

0 comentários:

Design konnio.com