quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como manter uma dieta para diabetes mellitus

Quando soube que tinha diabetes, você pode ter achado que teria que fazer uma dieta especial, restritiva. Talvez você tenha ouvido falar de pessoas com diabetes que tiveram que deixar de comer o que gostavam ou de ir a certos eventos ou restaurantes, pois não havia nada que eles pudessem comer nesses lugares. Bem, anime-se. Você não precisa mais seguir uma "dieta para diabetes".

Uma dieta implica que você coma pouco ou de acordo com regras rigorosamente prescritas. As dietas também têm o péssimo hábito de proibir alimentos apetitosos, ricos em calorias. A pesquisa mostra que as pessoas relatam que sentem um desejo incontrolável pelas comidas que não poderiam comer em uma dieta e que geralmente cedem a esses desejos. Quando cedem, acabam passando da conta.

Esse ciclo de dieta/desforra é bastante comum naqueles que geralmente fazem dietas de perda de peso. Ele leva não somente a tentativas frustradas de perda de peso, como também à recuperação do peso, ao efeito ioiô, a sentimentos de culpa e a desejos constantes por comida. A dieta tradicional para diabete não é diferente das dietas tradicionais de perda de peso; na verdade, ela prescreve restrições maiores de alimentos e determina bem mais os alimentos que são permitidos e proibidos. Do mesmo modo, estudos mostraram que aqueles que seguem uma dieta tradicional para diabetes não são diferentes dos que seguem outra dieta - eles também cedem eventualmente aos desejos e abusam dos "alimentos proibidos".

Para o diabético, o abandono da dieta tradicional para diabetes leva não apenas à recuperação do peso, à culpa e a desejos constantes, mas a algo potencialmente mais perigoso - o controle deficiente da diabete. O problema real com as dietas em geral - e com a origem do ciclo contínuo dieta/forra e dos desejos constantes por comida - é que a dieta baseia-se em quatro pressupostos falhos.

O primeiro é que a alimentação é sempre feita em um estado contínuo de consciência. Para algumas pessoas, entretanto, a alimentação está quase no mesmo nível de consciência que a respiração. Você já percebeu que acabou com uma caixa inteira de biscoitos ou de qualquer outro petisco e nem ao menos se lembrou de ter dado a primeira mordida? De qualquer maneira, a alimentação, assim como a respiração, acontece simplesmente sem querer. Isso não quer dizer que em alguns momentos uma pessoa não consiga fazer uma dieta, seguindo regras e detalhes. É exatamente isso, o encanto será quebrado e a pessoa voltará a comer como nos velhos tempos.


Uma dieta significa que devemos nos alimentar apenas para dar energia a nosso corpo. Mas muitas pessoas ficam na expectativa de poder ingerir alguns alimentos em determinadas ocasiões e lugares. As dietas raramente levam em consideração festas de aniversário ou feriados, cheios de comidas tradicionais e associações culturais. Também não levam em conta aquele lanche reforçado do papai, clássico de domingo, ou aquele pote cheio de biscoitos amanteigados caseiros feitos pela vovó. Somente certos alimentos e combinações de alimentos serão considerados nessas ocasiões.


As dietas funcionam, acreditando que todas as suas necessidades emocionais foram atendidas. Os desejos por comida e a necessidade de comer podem ser reações ao estresse da sua vida que precisa ser tratado. Uma dieta não considera a necessidade de alimentos agradáveis que acalmem e que sejam ingeridos na tentativa de amenizar os problemas e as confusões da vida. Esses alimentos têm sabores e texturas agradáveis e são usados como recompensa ou consolo, uma prática bastante comum que começa na infância e continua pelo resto da vida.


As dietas giram em torno da idéia de que a necessidade deve ser igual ao suprimento. Em outras palavras, quando uma dieta restringe determinados alimentos, seu desejo ou necessidade por eles não deve aumentar. Contudo, costuma acontecer o contrário. A privação da dieta faz com que você deseje os alimentos que não pode ou não deve comer, que pense ou planeje seus dias com base neles. Torna-se um caso simples de você querer o que não pode ter.
É besteira e, no fim, frustrante negar as ligações que temos com a comida e os sentimentos que certos alimentos despertam. A tentativa de ignorar essas influências, que é o que tentamos fazer sempre que "começamos uma dieta", leva-nos a comportamentos alimentares desordenados, como comer em excesso. Ao tentar evitar totalmente alguns alimentos, as pessoas, ao contrário, tendem a devorá-los em algumas ocasiões. Para você, que tem diabetes, isso pode acarretar outros problemas. Você pode fugir do teste de glicose ou não guardar os resultados - pode até cancelar sua consulta médica - porque acha que "saiu" da dieta e que o teste de açúcar no sangue apenas o lembraria que fracassou.

Em vez de uma dieta restritiva, você precisa de conhecimento e informação. Precisa entender como a comida abastece e afeta seu corpo, especialmente seus níveis de glicose e, então, utiliza essa informação, além do monitoramento da glicose, para escolher uma variedade de alimentos - incluindo aqueles que você mais aprecia.

0 comentários:

Design konnio.com