sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Como tratar a indigestão com a Medicina Tradicional Chinesa

Comer em excesso ou combinar alimentos que são difíceis de digerir leva à indigestão aguda ou a uma condição conhecida como estagnação do alimento. Os sintomas incluem falta de apetite e uma aversão à comida, sensação de estômago cheio e inchado, náusea, vômitos, mau hálito e arrotos ácidos. O princípio do tratamento é movimentar o qi no estômago, estimulando assim a digestão e movimentando o conteúdo do estômago dentro dos intestinos. Nesses casos, pill curing (em inglês) é especialmente eficaz.

O chá de gengibre é usado para tratar certos tipos de
indigestão na Medicina Tradicional Chinesa


Outra causa possível de indigestão aguda é comer sob estresse: o fígado se torna hiperativo e prejudica a função digestiva do baço. O tratamento envolve suavizar o fígado e, ao mesmo tempo, estimular a digestão. Um remédio apropriado é o Shu Gan Wan (em inglês).

A digestão insuficiente crônica geralmente se deve à deficiência de qi ou yang no baço, o principal órgão da digestão na Medicina Tradicional Chinesa. Quando o qi do baço está deficiente, ele é incapaz de realizar suas funções de digestão. Além dos sinais típicos de deficiência do qi (fadiga, e rosto e língua pálidos), os sintomas de digestão insuficiente crônica incluem pouco apetite, perda de peso, sonolência, sensação de estufamento após comer e diarréias.

Um remédio útil para essa condição é o six gentlemen teapills (em inglês), pois ele contém ervas que aliviam a indigestão juntamente com ervas que fortificam o qi do baço. Se o yang do baço também está deficiente, todos os mesmos sintomas estão presentes com os seguintes sintomas adicionais: mãos e pés frios, um desejo por alimentos e bebidas quentes, dor anormal e desconforto após comer alimentos gelados e diarréia.

Neste caso, a fórmula patenteada acima deve ser tomada juntamente com chá forte de gengibre. O chá de gengibre pode ser comprado em saquinhos ou pode ser feito com fatias de raiz de gengibre fervido em água por alguns minutos. A dieta deve consistir primariamente de sopas e alimentos cozidos, mas sem alimentos frios ou crus. O moxabustão para estômago 36 e pontos sobre o abdômen também estimulam o qi e o yang do baço, gradualmente aumentando a força digestiva do corpo.

Casos agudos de indigestão são bem fáceis de tratar, e geralmente respondem a um tratamento de acupuntura ou um tubo de pill curing. Casos crônicos de indigestão devido a uma deficiência de qi de baço subjacente podem levar algumas semanas para ser resolvidos. O ponto clássico para todos os tipos de fraqueza digestiva é o Estômago 36, que responde igualmente bem à moxa ou acupuntura. Se a pessoa não conseguir alterar seus hábitos alimentares, a condição será muito difícil de ser tratada.

0 comentários:

Design konnio.com