sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Como funciona a Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é uma prática antiga ainda usada por milhões de pessoas no mundo todo - mesmo após o desenvolvimento da medicina científica moderna.


A raiz de gengibre geralmente é usada na Medicina Tradicional Chinesa
para tratar sintomas de indigestão, resfriado comum e outras indisposições


Na origem da Medicina Tradicional Chinesa está a crença de que o indivíduo (microcosmo) é visto como parte integrante das forças da natureza (em inglês) que é o macrocosmo. Pela observação cuidadosa da natureza, os sábios taoístas eram capazes de perceber os padrões comuns aos ambientes externo e interno do corpo humano. Durante milhares de anos, as observações cumulativas dos sábios de toda a China levaram a um sistema confuso de diagnóstico e cura.

Essas antigas curas tradicionais chinesas passaram não apenas nos testes do tempo - mas sim nos testes da medicina moderna. Os links no final dessa página são de artigos que explicam as teorias e a prática da Medicina Tradicional Chinesa. Explore a história da Medicina Tradicional Chinesa e aprenda como essas curas antigas - de acupuntura a chás verdes - ainda são praticadas hoje.


O símbolo chinês do
yin, que se acredita
controlar os órgãos, como
pulmões, coração e rins


História da Medicina Tradicional Chinesa
As crenças e práticas antigas da Medicina Tradicional Chinesa têm curado pessoas há milhares de anos. Explore a história e o desenvolvimento da Medicina Tradicional Chinesa.

Como funciona o yin e yang
A Medicina Tradicional Chinesa gira em torno da idéia de um estado constante de mudança, explicado através da teoria do yin e yang. Leia esse artigo para saber como funciona o yin e yang.

Como funciona o Qi
O poder do Qi é fundamental à Medicina Tradicional Chinesa. Descubra como funciona o qi e como essa substância vital e outros elementos básicos compõem o corpo e a mente.

Como funcionam os órgãos yin
Na Medicina Tradicional Chinesa, os cinco órgãos yin incluem os pulmões, o baço, o coração, o fígado e os rins. Saiba como funcionam os órgãos yin e sua relação com o resto do corpo.

Como funcionam os órgãos yang
Os órgãos yang, na Medicina Tradicional Chinesa, são o estômago, os intestinos delgado e grosso, a bexiga urinária, a vesícula biliar e o "triplo aquecedor". Explore nesse artigo as funções dos órgãos yang.

Desarmonia na Medicina Tradicional Chinesa
É surpreendente como a Medicina Tradicional Chinesa consegue descobrir a causa das doenças sem o auxílio da tecnologia moderna. Saiba como certos sintomas são identificados através de padrões da desarmonia.

Causas de doenças segundo a Medicina Tradicional Chinesa
Muitos fatores são considerados na determinação da causa da doença com a Medicina Tradicional Chinesa, incluindo hábitos alimentares e emoções. Descubra como os ambientes e os sentimentos do dia a dia podem causar doenças.

Síndromes dos órgãos internos na Medicina Tradicional Chinesa
A identificação dos órgãos internos que estão afetados pela desarmonia é um passo importante na preparação de um tratamento eficaz da Medicina Tradicional Chinesa. Leia as descrições das síndromes dos pulmões, do coração, do fígado, entre outras.

Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa
O diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa é simples, porém eficaz - as observações a serem feitas incluem ver, ouvir, cheirar, perguntar e tocar. Aprenda nesse artigo sobre o diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa.

Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa
Embora a acupuntura tenha aberto seu caminho na cultura ocidental atual, ela continua sendo uma prática antiga da Medicina Tradicional Chinesa. Obtenha detalhes sobre a acupuntura e as doenças que respondem a esse tratamento efetivo.

Medicina Tradicional Chinesa fitoterápica
Todos nós tomamos chá quente de ervas quando nos sentimos indispostos. Verifique esse artigo para aprender mais sobre as ervas e os remédios à base de ervas usados na Medicina Tradicional Chinesa.

Tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa
Exercícios, massagem e uma dieta adequada são importantes tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa. Aprenda nesse artigo sobre a moxibustão, como fazer um exercício qi gong, e muito mais.

Como tratar doenças comuns com a Medicina Tradicional Chinesa (em inglês)
Para tratar dores de cabeça, evite alimentos condimentados e acrescente mais grãos integrais em sua dieta. Para o resfriado comum, tome um pouco de sopa de miso com gengibre fresco. Conheça mais curas da Medicina Tradicional Chinesa para doenças comuns do dia a dia.

0 comentários:

Design konnio.com