segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Mais métodos de controle de natalidade

Continuaremos nossa análise dos métodos de controle de natalidade com o dispositivo intra-uterino (DIU), além de outros.

Dispositivo intra-uterino (DIU)

O dispositivo intra-uterino (DIU) é um pequeno dispositivo plástico inserido pelo médico no útero da mulher. O DIU possui um fio que fica pendurado no colo do útero, de modo que a mulher possa verificar se ele ainda está no lugar. A maioria dos pesquisadores acredita que o DIU evita a gravidez porque provoca mudanças no revestimento uterino que atrapalham o ambiente normal de um óvulo. Para a mulher que pode usar um DIU, as vantagens são grandes, pois ela não precisa se preocupar com a contracepção todo dia. A taxa de eficácia é alta, com menos de 1% de chance de engravidar.

Entretanto, existem várias desvantagens em se usar um DIU. Cólicas menstruais fortes e fluxo menstrual elevado podem ocorrer com a introdução de um DIU. Às vezes, esses efeitos colaterais diminuem após um mês ou dois. Em outros casos, as cólicas fortes e o sangramento prolongado continuam, e o médico pode recomendar a retirada do DIU. Acredita-se também que o DIU aumenta a probabilidade de infecções pélvicas nos primeiros meses seguindo a colocação.

Esterilização

Uma mulher pode ser esterilizada por uma operação que bloqueia as trompas de falópio (estruturas pelas quais os óvulos passam dos ovários ao útero). Um homem pode ser esterilizado por um procedimento chamado de vasectomia, em que cada canal deferente (um dos dois ductos pelos quais o esperma passa dos testículos à uretra) é cortado. Esses procedimentos podem ser revertidos, mas somente através de cirurgia, que nem sempre é bem sucedida. Por isso, os médicos recomendam a esterilização apenas quando o casal tiver realmente decidido, incondicionalmente, que não deseja ter mais filhos.

0 comentários:

Design konnio.com