terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A escolha do sapato certo

Os calos e calosidades formam-se quando o tamanho e formato do seu sapato não acomodam devidamente seu pé. Aqui estão algumas orientações para se obter um melhor ajuste:

Peça ao vendedor para que meça cada pé antes de comprar qualquer par de sapatos. Não peça um certo tamanho só porque é o que você sempre usou; o tamanho dos seus pés muda conforme você fica mais velho.


Certifique-se de ter experimentado tanto o pé esquerdo como o direito. Fique de pé quando estiver experimentando o sapato, e certifique-se de que há espaço adequado (mais ou menos um centímetro e meio) para o seu dedo mais comprido em cada sapato. Lembre-se, o seu dedo mais longo pode não ser o seu dedão, para algumas pessoas o segundo dedo é o maior. Do mesmo modo que os seus pés podem não ser exatamente do mesmo tamanho. Se um pé é um pouco maior que o outro, compre os sapatos do tamanho do pé maior e use uma palmilha, se for necessário, para um ajuste melhor no pé menor.


Certifique-se que o sapato se ajusta confortavelmente no calcanhar.


Certifique-se que a sola do seu pé se ajusta confortavelmente na parte mais larga do sapato, que é chamada de apoio da sola.


Se você pretende usar meias com os sapatos, traga estas meias e use-as quando for avaliar o ajuste dos sapatos.


Compre sapatos no final do dia quando é mais provável que seus pés estejam inchados.


Não compre sapatos que pareçam muito apertados, esperando que eles alarguem. Se você não se sente bem com eles na loja, eles não vão se ajustar confortavelmente nunca.


Caminhe pela loja com os sapatos para certificar-se que eles servem e que você se sente bem.


Quando for comprar sapatos para usar no dia a dia, procure aqueles que tem salto relativamente baixo.


Certifique-se de que o material da parte superior seja macio e flexível.


Se não tiver certeza de que servem, verifique a política de troca da loja. Se possível, leve os sapatos para casa e use-os caminhando sobre um tapete por uma hora, e se não se sentir bem com eles, troque-os.


Procure ter pares de sapatos diferentes para não usar o mesmo par dia após dia. Alternar os seus sapatos é uma boa idéia, não só para os seus pés, mas para os sapatos também.
Você pode descobrir, como a maior parte das pessoas, que o seu pé esquerdo e o direito não são do mesmo tamanho. Ou você pode ter um pé alto, um pé gordo, ou dedos especialmente longos. Apesar dessas características influenciarem em todos os calçados que você possa provar, não significa que elas devam fazê-lo desistir de encontrar um par adequado. Tudo o que precisa é de tempo e determinação para comparar e descobrir o que melhor se adapta.

Um último lembrete: como a Cinderela, que era a única capaz de calçar o sapatinho de cristal, uma pessoa que compra um par de sapatos, deveria ser a única a usá-lo.

0 comentários:

Design konnio.com