terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Removedores de calos e calosidade

O ácido salicílico é o único remédio vendido sem receita que é seguro e eficaz no tratamento das calosidades e dos calos duros, de acordo com o FDA (Food and Drug Administration - Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos). Para discos, curativos ou emplastros, a concentração recomendada de ácido salicílico é de 12 a 40 %. Uma concentração de 12 a 17 % é recomendada para o ácido salicílico quando o removedor de calos e calosidade for líquido.

Muitos podólogos, porém, desaconselham o uso destes produtos como remédios caseiros, principalmente porque o ingrediente ativo é um ácido que pode queimar a pele assim como a pele morta da calosidade ou calo. Se você realmente decidir tentar um destes produtos, siga as instruções na embalagem com cuidado e certifique-se de aplicar o produto apenas na área do calo ou calosidade, evitando o tecido saudável da área ao redor, uma forma de se fazer isto é passar vaselina em um circulo em volta do calo ou calosidade antes de aplicar o ácido. Se o seu calo ou calosidade não melhorar dentro de duas semanas, pare de usar o produto e visite um pedicure. Se você for diabético ou tiver qualquer complicação de saúde que atrapalhe a sua circulação, não tente usar nenhum destes produtos. E visite um pedicure ao primeiro sinal de problema no pé.

Os seguintes ingredientes geralmente não são reconhecidos como seguros e eficazes para a remoção de calos e calosidades, de acordo com o FDA: iodo, ácido ascórbico, ácido ascético, alantoína, beladona, clorobutanol,cloridrato de diperodona, ictiol, cloreto de metilbenzetônio, salicilato de metila, pantenol, salicilato de fenila e vitamina A.

Já que seus pés são a parte do seu corpo que você mais usa, um calo ou calosidade pode prejudicar seus dias. Se você seguir as sugestões apontadas nesta matéria, poderá mandar passear seus calos e calosidades.

0 comentários:

Design konnio.com