terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como aliviar calos e calosidades

Dicas e técnicas
A boa notícia é que existem procedimentos que você pode fazer para aliviar o desconforto que acompanha esses dois problemas. Tente utilizar as dicas a seguir para aliviar a pressão sobre esses pontos de irritação. Se, apesar das estratégias de auto-ajuda, o seu calo ou calosidade continuar a causar desconforto, visite o seu pedicure. Além disto, se você sofrer de diabetes ou qualquer outra enfermidade que afete a circulação, não tente nenhum auto-tratamento e visite o seu pedicure imediatamente.

Brinque de detetive - calos e calosidades não aparecem simplesmente do nada. O excesso de pressão e atrito podem produzir áreas de pele morta, mais grossa no seu pé. A solução? Descubra e elimine a causa deste atrito, e tome outras providências para prevenir calos e calosidades.

Corte as unhas dos pés - as unhas dos pés são projetadas para proteger os dedos de danos. Porém, a pressão contínua do sapato sobre a unha do pé pode forçar a junta do dedo contra o sapato, formando um calo. Para retirar a pressão, mantenha as suas unhas do pé bem aparadas. Corte-as retas em sua extensão para que não fiquem acima da ponta do dedo. Então, lixe cada uma delas para suavizar qualquer superfície áspera.

Faça um escalda pé - a eliminação da fonte do problema é essencial, mas a dor aguda do calo pode pedir um alívio imediato. Faça um escalda pé em uma solução de sais e água morna, depois aplique um creme hidratante e enrole o pé em um saco plástico. Mantenha o pé protegido por algumas horas (enquanto você vê televisão ou lê, por exemplo). Então remova o saco plástico e suavemente massageie o calo de um lado para o outro com uma pedra-pomes. Tenha em mente que o escalda pés fornece um alívio temporário, mas não uma cura definitiva.

Coloque gelo em um calo duro - se um calo duro estiver tão dolorido e inchado que você não possa nem mesmo pensar em colocar um sapato, coloque gelo sobre ele para ajudar a reduzir um pouco o inchaço e o desconforto.

Não corte - na farmácia você encontra milhares de aparelhos para cortar e aparar calos e calosidades, mas você deve ignorar todos eles para o bem dos seus pés. Cortar os calos pode causar infecção e muito sangramento, por isso não vale a pena arriscar.

Proteja-o - a proteção e o curativo oferecem outra maneira para aliviar temporariamente o desconforto dos calos e calosidades. Ambos transferem a pressão do sapato do ponto dolorido para um que está livre da dor. Os curativos sem medicamento, por exemplo, envolvem a região afetada com um material mais alto, evitando, assim, que o calo fique em contato com o sapato.

Uma idéia parecida se aplica quando um curativo é feito em um calo. Corte um pedaço de proteção para curativos em dois pedaços em formato de meia lua e coloque-os em lados opostos da área com calosidade para protegê-la de mais irritações.

Separe seus dedos - para aliviar os calos moles entre os dedos, mantenha-os separados por lã ou algodão. Um circulo pequeno de feltro, como os feitos para os calos duros, também pode ser usado para esta finalidade.

Cuide bem de seu calo mole - além de separar os seus dedos do pé, polvilhe um pouco de amido de milho ou talco de bebê entre eles para ajudar a absorver a umidade e proteger a pele para não rachar.

Faça o seu próprio creme - para os calos, faça você mesmo seu creme amaciante. Faça uma pasta usando cinco ou seis comprimidos de aspirina, uma colher de sopa de suco de limão, e aplique no calo. Depois enrole o seu pé em um saco plástico e enrole uma toalha morna em volta do plástico. Espere dez minutos, desenrole o pé e suavemente faça uma massagem no calo com uma pedra pomes.

Você pode tratar seus pés com chá - dar um banho em seus pés com chá de camomila tem um efeito suavizante e irá mudar temporariamente o pH da pele para ajudar a secar os pés com excesso de suor (a umidade pode contribuir para os problemas dos pés). O chá irá tingir seus pés, mas a mancha pode ser facilmente removida com água e sabão.

Resguarde seus pés - se você espera fazer uma caminhada ou corrida mais longa, cubra os seus pés com um pouco de vaselina para reduzir o atrito.

Provavelmente a melhor coisa que você pode fazer para os seus pés é encontrar o calçado correto. Na seção seguinte iremos mostrar como a escolha dos sapatos corretos é um grande passo para evitar os calos e calosidades.

0 comentários:

Design konnio.com