terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como cuidar das varizes

O sistema circulatório pode ser comparado às estradas das grandes cidades, onde o fluxo de carros, nestes casos as frenéticas células do sangue, estão levando o oxigênio e os nutrientes a cada parte do corpo. O bombeamento do coração mantém o pulso do "tráfego" empurrando as células do sangue através das artérias ao seu destino, órgãos e células.

Quando as células estão voltando do coração e dos pulmões, o fluxo do tráfego não é muito tranqüilo e pode haver congestionamento na rodovia das veias. A pressão, causada pelo bombeamento do coração, que mantém o sangue se movendo diminui. Outra coisa que acontece é que as veias abaixo do coração, nas pernas e no tronco, devem trabalhar contra a gravidade, enquanto o sangue sobe do pé.

Então, estas veias dependem mais dos músculos da perna para ajudá-las a bombearem o sangue de volta ao coração. As veias também possuem válvulas de sentido único, que ajudam o retorno do sangue para o coração e para os pulmões. As válvulas funcionam como travas em um canal. Enquanto o sangue flui através da válvula, suas "portas" permanecem fechadas para que o sangue não possa voltar.

Quando uma destas válvulas falha, o sangue pode voltar
e começar a se acumular, geralmente na parte inferior das pernas.
A pressão extra do volume aumentado do sangue acumulado pode, com o passar do tempo, fazer com que outras válvulas falhem. Às vezes, a pressão do sangue acumulado pode fazer com que as paredes das veias inchem e se deformem. Neste ponto, a veia pode ser vista sob a pele, parecendo nodosa, saliente e áspera, assumindo uma coloração azul escura ou roxa.

As veias inchadas - ou varicose - podem ser mais que um problema de beleza. Elas também podem causar dor, palpitação ou queimação, sensação de peso, inchaço nos tornozelos e até mesmo coceira, todos tendem a ser mais pronunciados após um longo período sentado ou em pé. Em alguns casos, as varizes podem sinalizar problemas graves escondidos com a circulação ou podem estar associados a coágulos sangüíneos potencialmente graves. E se as varizes estiverem acompanhadas de úlceras da pele perto do tornozelo ou houver um inchaço repetido da perna, elas necessitam de cuidados médicos imediatos.

Estima-se que 25% de todas as mulheres e 10% de todos os homens são afetados por varizes. E existem tratamentos médicos e cirúrgicos para desinchá-las ou removê-las. Mas também existem maneiras de evitar ou de pelo menos adiar seu desenvolvimento, diminuir sua gravidade e melhorar um pouco o desconforto que elas podem causar. Consulte a próxima seção para descobrir como.


Os perigos dos coágulos sangüíneos

Apesar de serem muito raros, os coágulos podem ser formados nas varizes. Tromboflebite, a inflamação de uma veia causada por um coágulo, pode ser potencialmente perigoso se o coágulo começar a viajar pelas veias. O coágulo que se locomove, chamado então de embolismo, pode acabar bloqueando parte do fluxo sangüíneo no coração e pulmões.

Se o coágulo se formar no que se chama de sistema venoso superficial, você pode sentir dor e sensibilidade, e a pele da sua perna pode ficar vermelha. Se o coágulo se formar no que chamamos de sistema venoso profundo, você não conseguirá ver o coágulo, mas apresentará inchaço e sensibilidade em toda ou em parte da perna. Se você apresenta algum destes sintomas, consulte um médico.

Algumas das melhores medidas para ajudar a prevenir os coágulos: mantenha-se ativo, tenha um peso desejável e faça pausas se ficar muito tempo sentado, especialmente em viagens longas de carro ou avião e durante as longas horas sentado em casa ou no escritório.

0 comentários:

Design konnio.com