terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dicas para cuidar das varizes

Além de serem feias, as varizes podem ser muito doloridas. Siga as dicas abaixo para ajudar a adiar o seu desenvolvimento ou melhorar qualquer desconforto.

Verifique a árvore genealógica - este problema vascular é hereditário, apesar do motivo ser desconhecido. Alguns especialistas acreditam que existe uma fraqueza no gene que comanda o desenvolvimento das veias. Isto pode levar a defeitos nos níveis de estrutura das válvulas e das veias, em algumas pessoas, uma diminuição no número de válvulas das veias, fazendo com que as que estão funcionando ainda fiquem sobrecarregadas. Se houver algum caso de varizes na sua família, quanto antes você tomar medidas preventivas melhor será.

Mexa-se - enquanto os exercícios podem não prevenir as varizes, os médicos concordam que a atividade física pode diminuir os sintomas melhorando a circulação, o que evita que o sangue se acumule. Como os músculos que trabalham nos membros inferiores se contraem, eles empurram o sangue através das veias, de volta ao coração.

Para continuar movendo suas pernas, qualquer exercício que envolve as pernas servirá, desde aeróbica até o fortalecimento e atividades tonificadoras localizadas, dizem os especialistas. Ande de bicicleta, faça aulas de aeróbica, faça uma caminhada ou corra, use a máquina de step na academia ou suba escadas no trabalho, durante seu almoço - são exercícios muito bons para as pernas. Exercícios tonificantes localizados, como levantamento das pernas, que especificamente criam os músculos do bumbum, coxas e parte inferior das pernas também são recomendados.

Perder peso - não só a obesidade sobrecarrega quase todo o
sistema corporal, mas carregar este peso extra torna as pessoas menos ativas, o que significa que seus músculos da perna fazem menos esforço. Como resultado, com o sobrepeso as pessoas geralmente não conseguem bombear o sangue de seus membros inferiores de volta para o coração de forma eficiente. Além disso, os vasos sangüíneos da pessoa com sobrepeso carregam mais sangue que os vasos de uma pessoa mais magra, de maneira que a força é maior nas próprias veias.

Tenha uma dieta equilibrada - além de ajudar você a manter o peso adequado, uma dieta equilibrada pode fornecer nutrientes que podem, na verdade, ajudar a prevenir as varizes. Por exemplo, as proteínas e a vitamina C são componentes do colágeno, parte do tecido nas veias e válvulas. Se o colágeno estiver em boa forma, estes tecidos tendem a ser mais salientes. Uma dieta equilibrada que inclui uma grande variedade de alimentos, incluindo frutas frescas e vegetais, grãos integrais e fontes de proteínas magras, é a melhor maneira de obter as quantidades corretas de nutrientes valiosos. Entretanto, enquanto uma dieta saudável pode fortalecer seu sistema vascular, não pode curar as varizes.

Não fique muito tempo em pé - quando você está parado em um lugar, o sangue nas veias da sua perna não fazem somente uma jornada longa subindo contra a força da gravidade, ele tem que fazer isso sem a ajuda que o bombeamento que expande e contrai os músculos da perna podem fornecer. Como resultado, o sangue tende a acumular na parte inferior das pernas, levando ao desenvolvimento das varizes.

Se possível, faça intervalos freqüentes para andar ou sentar com os pés para cima. E enquanto você está em pé em um ponto, altere o peso de uma perna para a outra e/ou ocasionalmente ficar na ponta dos pés vai ajudar os músculos das pernas na tarefa de empurrar o sangue para cima em direção ao coração.

Levante as pernas - colocar seus pés para cima é bom, elevá-los acima do nível do coração é melhor. É uma maneira de usar a gravidade para ajudar o sangue a se mover do pé e tornozelos de volta ao coração. Os médicos recomendam a elevação para aliviar a dor nas pernas e o inchaço durante séculos. Por isso, Hipócrates na Grécia antiga escreveu sobre os seus benefícios.

Então, deite-se no sofá e jogue os pés no braço do sofá ou coloque três ou quatro travesseiros sob eles (ou deite no chão e descanse os pés na cadeira). Não pode deitar? Sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas da outra cadeira. Quando possível, tente elevar suas pernas por dez minutos a cada 1 hora.

Varicoses e varizes
80% das pessoas com varizes também desenvolverão varicoses. E metade das pessoas que tem varicoses também tem varizes. Mas diferente das varizes desconfortáveis, as varicoses são finas (elas não são mais grossas que um fio de cabelo e não incham), os vasos sangüíneos dilatados formam um padrão de teia de aranha (apesar do nome) na pele, mais comumente nas pernas, pescoço e rosto. Exceto pela sua ligação com a gravidez e os hormônios (consulte "Conselhos para as futuras mamães"), ninguém sabe ao certo porque elas aparecem. Como a causa não foi apontada, as veias não podem ser evitadas. Mas vendo pelo lado bom, elas raramente causam problemas - talvez somente um pouco de coceira de vez em quando.

Mas também não fique muito tempo sentado - alguns especialistas teorizam que até mesmo ficar sentado por períodos longos pode contribuir para as varizes. Joelhos e quadris dobrados complicam e atrasam o retorno do sangue para o seu coração. Então é muito importante que em viagens longas de carro ou avião ou durante um dia sentado no escritório (ou em casa) você pode levantar e esticar as pernas uma vez ou outra. Quando precisar de uma pausa, experimente este rejuvenescedor: fique nas pontas do dedo do pé e flexione o calcanhar para cima e para baixo dez vezes.

Evite o cruzamento - sentar com suas pernas cruzadas pode diminuir a circulação de e para a parte inferior das pernas.

Verifique seu assento - o mesmo pode ocorrer se você sentar em uma cadeira com o assento muito fundo para o comprimento das suas pernas: a extremidade da cadeira fica nas costas do seu joelho, comprimindo os vasos sangüíneos e restringindo o fluxo sangüíneo. Use uma cadeira que se adapte ao seu corpo, ou se isso não for possível, afaste suas
costas para longe do encosto da cadeira até que a pressão nas suas pernas seja aliviada.

Flexione seu pé - contrair os músculos dos seus pés pode
ajudar a forçar o sangue para cima e para fora das veias. Enquanto estiver sentado, e mesmo enquanto suas pernas estiverem elevadas, experimente estes exercícios para fazer com que o sangue seja bombeado para fora do pé e volte ao coração:

a bomba do tornozelo: flexione seus pés para cima e para baixo, como faria quando bombeia o pedal do piano ou pedal a gás;


círculos do tornozelo: gire seu pé em sentido horário e anti-horário;


deslizar os calcanhares: com seus joelhos dobrados, deslize seus calcanhares para frente e para trás;
Durma com os pés elevados - para aqueles com inchaço crônico na parte inferior das pernas, pode ajudar colocar alguns travesseiros sob seus pés enquanto dorme.

Abaixe os calcanhares - sapatos com saltos mais baixos exigem que seus músculos da panturrilha trabalhem mais - uma maravilha para uma circulação melhor - do que os sapatos com saltos altos.

Use tênis - se os seus pés costumeiramente incham, pode valer a pena usar tênis ou outro sapato com cadarço que possa ser aberto ou afrouxado para aliviar a pressão e permitir uma circulação mais livre.

Afrouxe suas roupas - fique longe de calças ou outras roupas que são apertadas na cintura ou virilha, que podem agir quase como um torniquete que restringe o fluxo sangüíneo nestes importantes pontos de circulação.

Considere as "meias" como apoio - pergunte ao seu farmacêutico ou médico sobre meias de compressão especiais desenhadas para melhorar a circulação nas pernas. Como elas funcionam? Elas aplicam mais pressão na parte inferior das pernas do que na área das coxas. Uma vez que seja aplicada mais pressão na parte inferior das pernas, o sangue é empurrado mais prontamente em direção ao coração.

A compressão das meias nas pernas é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e vai de 20 mmHg para um suporte mais fraco e 60 mmHg para um suporte mais forte. Em comparação, as meias de suporte que você compra nas lojas de departamento fornecem pressão de 14 a 17 mmHg. As versões mais fortes necessitam de uma prescrição do médico. As meias de baixa pressão às vezes são recomendadas para mulheres grávidas.

Atualmente as meias de compressão são oferecidas em uma variedade de estilos, abaixo do joelho, meia perna, 7/8 e até a cintura, e um aumento da variedade de cores bem como diferentes compressões. Um possível ponto contra: as meias mais fortes têm uma tendência de esquentarem. Elas podem ser também relativamente caras.

As meias estão disponíveis na maioria das farmácias e lojas de suprimentos médicos bem como através de compras por catálogos e em páginas da internet. É importante que as meias sirvam adequadamente, por isso você pode desejar pedir ajuda ao farmacêutico com a medição.

Escorregue em calças spandex - como as meias-calças de suporte sem prescrição, compradas em lojas, calças feitas de material elástico aplicam pressão nas pernas e podem ajudar de alguma maneira. Tenha certeza que elas não são tão apertadas na virilha ou cintura que apertem sua pele e limitem a circulação.

Cubra o azul - se você parou de usar shorts ou de ir à praia porque tem vergonha das varizes, faça com que elas "desapareçam." Existem produtos feitos especialmente para cobrir o azul da veias que você deseja esconder.

Estão disponíveis em uma variedade de nuances para combinar com a sua pele, o creme é aplicado com as mãos e misturado. Usar meias sobre o creme não fará com que ele saia da sua pele ou borre e você pode até mesmo dar um mergulho sem que a cobertura desapareça.

Enquanto que estes produtos obviamente não resolvam o problema das veias ou aliviem o desconforto físico, eles podem fazer você se sentir melhor com relação à aparência das suas pernas.

Considere os efeitos do estrogênio - acredita-se que geralmente o hormônio possui um efeito deletério no colágeno e tecido conectivo das veias. Se você tem varizes, ou um histórico familiar muito forte delas, e está pensando em tomar um contraceptivo oral, você pode querer perguntar especificamente sobre estes efeitos colaterais em potencial quando discutir sobre os prós e os contras destas terapias com seu médico. Enquanto o estrogênio provavelmente não tem um efeito direto nas varizes, o hormônio pode aumentar o risco de embolismos, ou coágulos de sangue, que interferem na circulação sangüínea.


Uma vez que a genética representa uma parte importante se você tem ou não varizes, não existe muito que você possa fazer para evitá-las. Mas seguindo as sugestões deste artigo, você pode retardá-las um pouco e melhorar o desconforto quando aparecerem.

Gravidez e varizes
A gravidez pode levar ao desenvolvimento de varizes e varicoses. Os hormônios bombeados enfraquecem o colágeno e os tecidos conectivos na pelve na preparação para o parto. Infelizmente, como um efeito colateral, os hormônios também podem enfraquecer o colágeno encontrado nas veias e válvulas do corpo. Estes tecidos enfraquecidos têm mais dificuldade de aumentar o volume do sangue que vem com o bebê que você está carregando. Além disso, o peso do feto pode ter um papel importante no desenvolvimento de varizes nas pernas ao comprimir as veias entre as pernas e o coração. Elevar as pernas, quando possível, pode ajudar e as meias com compressão na faixa de 20 a 30 mmHg pode ser prescrita por um médico. As boas notícias são que para várias mulheres, as veias inchadas desaparecem em poucos meses após o parto.

0 comentários:

Design konnio.com