terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Tratando as infecções mamárias

Mamilos rachados e sangrando causados pelos primeiros dias de amamentação podem deixá-la vulnerável à uma infecção das mamas, chamada mastite. Apesar de ser raramente grave, a mastite pode ser bem dolorosa e não pode ser tratada sem o uso de antibióticos.

Os sintomas da mastite são:

uma área avermelhada na parte polpuda do seio que está dolorida ao toque e varia de tamanho de um quarto para a lateral toda do seio


febre de até 38,8°C


dor generalizada


calafrios
Os sintomas aparecem rapidamente e você pode apenas sentir um ou dois deles ou todos ao mesmo tempo.

Embora precise ir ao médico se suspeitar que tenha mastite ou qualquer outra infecção nas mamas, há algumas coisas que você mesma deve fazer enquanto sua infecção estiver sendo tratada:

Continue amamentando, comece com o seio infeccionado toda vez. Isso pode parecer completamente insano quando você está com muita dor, mas ajuda a limpar a infecção. E não se preocupe que isso não vai afetar seu bebê. É a área ao redor do canal do leite que está infectada e não o leite. Tente amamentar pelo menos a cada duas ou três horas e com mais freqüência se o bebê quiser.

Antes de amamentar, aqueça o seio. Use uma toalha quente com um plástico sobre ela para reter melhor o calor. Uma vez que o seio estiver quente, massageie da parte polpuda junto ao peito descendo até o mamilo. Passe um bom tempo massageando suavemente a parte dolorida.

Descanse. Você precisa de repouso absoluto enquanto estiver com a infecção. Esse é o momento para cuidar de si mesma e deixar os outros mimarem você. Geralmente, leva apenas cerca de 24 a 36 horas para a dor passar. Certifique-se de continuar a tomar os antibióticos conforme indicados na receita médica, mesmo se você se sentir melhor antes de terminar o tratamento.

Alívio dos canais de leite entupidos. Outro problema que pode causar desconforto das mamas é um canal de leite entupido. É caracterizado por um caroço duro e desconfortável na parte polpuda do seio que pode ser muito macio ao toque. Geralmente não é acompanhado de febre. Para aliviar a dor do canal entupido, aqueça os seios antes das mamadas, coloque o bebê para mamar primeiro no seio inflamado e massageie a parte dura o tempo todo que o bebê estiver mamando para soltar o leite e desentupir o canal. Um canal entupido geralmente se desentope sozinho dentro de 24 horas. Se a dor e outros sintomas de um canal entupido não passar com o tempo, fale com seu médico. O leite que permanece preso no canal por mais de um dia aumenta os riscos de infecção, porque o fluido pode vazar para dentro do tecido mamário, onde cria um ambiente úmido para as bactérias se reproduzirem.

É importante ter em mente que uma série de problemas pode ocorrer quando um problema secundário com a amamentação não é tratado adequadamente. Esses problemas freqüentemente começam com os mamilos doloridos. A menos que ajustes sejam feitos para a técnica de amamentação e outros cuidados sejam tomados para aliviar o desconforto, o mamilo dolorido pode fazer a mãe limitar a amamentação, o que, por sua vez, pode acarretar um inchaço. O inchaço pode ocasionar o entupimento dos canais que, caso demore para ser solucionado, pode levar à infecção mamária. Por outro lado, prestar atenção imediatamente à dor dos mamilos e ao inchaço geralmente pode evitar o desenvolvimento a obstrução dos canais e uma infecção.

Agora que você está amamentando com naturalidade, é hora de ver como parar. Nossa última seção vai dar algumas dicas sobre como desmamar seu bebê.

0 comentários:

Design konnio.com