quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Parando de fumar

Parada Abrupta

É a mais eficaz.
Nela o fumante marca um dia e a partir dessa data compromete-se a não mais fumar. Esse dia pode ter um significado especial, o dia do seu aniversário, uma data importante na sua vida, ou simplesmente um final de semana qualquer, uma segunda-feira qualquer, mas que no futuro será lembrado como um dia muito especial, o primeiro dia de sua vida de ex-fumante.

Então jogue o fumo no lixo, junto com cinzeiros, isqueiros e todas as lembranças ligadas ao cigarro.

É muito importante não ter cigarros por perto, pois em um momento um pouco mais difícil do seu dia, ou mesmo se um sentimento nostálgico de saudade do cigarro aparecer, você poderá acendê-lo achando que está no controle da situação. Afinal de contas é só uma tragadinha, não pode haver nenhum mal nessa atitude, então em um curto espaço de tempo vários cigarros terão voltado ao seu cotidiano.

Evite o primeiro e evitará todos os outros.

Parada gradual por redução

A maioria dos fumantes prefere essa forma, por haver a possibilidade da despedida, da preparação para um suave adeus.

Nessa forma de cessação o tabagista conta quantos cigarros fuma por dia, então programa uma redução diária ou a cada 2/3 dias de um determinado número de cigarros.

Recomenda-se que os cigarros que restaram sejam retirados do maço e jogados no lixo. É um risco mantê-los no maço, pois em algum momento mais difícil do dia eles inconscientemente poderão ser fumados.
Muito importante é que essa despedida não demore mais do que duas semanas, ou seja, marque o dia em que será um ex-tabagista.



Parada gradual por adiamento

Também está entre uma das formas preferidas do tabagista.
Aqui o fumante adia em 1 hora o seu primeiro cigarro do dia, ou então, se preferir pára de fumar o último cigarro do dia 1 hora antes do horário habitual. Assim vai diminuindo a quantidade de cigarros e o tempo de horas em que pode fumar.

A cada dia aumentará o intervalo de horas em que poderá fumar o primeiro ou o último cigarro do dia. Os cigarros não fumados deverão ser jogados fora.

Não esquecer para que esse processo não dure mais do que duas semanas.

Tente novamente

Caso não consiga da primeira vez, não desanime, geralmente são necessárias algumas tentativas para chegar à parada completa.
O mais importante aqui é a reflexão sobre o motivo da volta.

Lembre-se: Uma boa reflexão gera um aprendizado, que evita a recaída do futuro.

Pergunte-se:

Por que precisei fumar?
O que senti enquanto fumava?
Como me senti após fumar?
O que poderia ter feito para não fumar?
Quando estarei pronto para uma nova tentativa?

Caso sinta muita dificuldade em parar de fumar sozinho não desista, procure a ajuda e orientação de um médico.

0 comentários:

Design konnio.com